O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Posto do Corpo de Bombeiros: duas conquistas importantes da Prefeitura de São José do Rio Pardo que deverão entrar em funcionamento ainda este ano, na segunda quinzena do mês de dezembro. A intenção da atual administração é que as duas bases sejam instaladas nas dependências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), localizado na avenida Brasil. A assinatura do convênio para o gerenciamento do SAMU aconteceu na última semana, já a implantação do Corpo de Bombeiros está dependendo apenas do término das adequações do prédio do DER para que comesse a funcionar.
Segundo informações do secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Marco Aurélio Feltran, as obras para a instalação da Base de Bombeiros serão retomadas na próxima semana. A informação sobre o início dos serviços foi passada na manhã desta segunda-feira, 26, durante reunião entre o prefeito João Luís Cunha e os oficiais Vinicius Zampolo, 1° Tenente e Comandante do Posto de Mogi Guaçu, e Marcelo Sartori, Subtenente do Posto de São João da Boa Vista.
De acordo com o secretário, o projeto inicial deverá sofrer algumas alterações para que no local também receba o SAMU. “A obra contempla a adequação de dois prédios, um com a reforma já em andamento, e a construção de uma cobertura para proteção dos veículos. Estão previstos para os Bombeiros um caminhão, uma viatura de resgate e um carro para trabalho administrativo. Já o SAMU de São José terá uma Unidade de Suporte Avançado (ambulância), que contará com um médico, um técnico de enfermagem e o motorista. Também terá uma Unidade de Suporte Básico, com técnico de enfermagem e motorista.
Segundo João Luís, em pouco tempo a cidade terá o que há de melhor em resgate e salvamento. “Assinamos o convênio com o CONDERG para a implantação do SAMU em São José, agora, após a informação de que o DER liberou o segundo prédio para o início das adequações do local, definimos com os oficiais da corporação do Corpo de Bombeiros a retomada dos trabalhos para a criação da base de São José do Rio Pardo”.
De acordo com o prefeito, é inegável a importância dos Bombeiros para qualquer cidade. Onde existe a Corporação, o grau de segurança da população é maior. Pois, além dos incêndios, ela auxilia na prevenção de tragédias, incêndios e na assistência médica de emergência, além da fiscalização de prédios e edifícios, locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso. Segundo informações do Subtenente Sartori, a intenção é criar no município um Centro de Treinamento de Mergulho. “São José, diferente das demais cidades da região, possui uma grande quantidade de água concentrada em açudes, represas e nos rios Pardo e Fartura. Em razão disso, o número de afogamento acaba sendo maior que em outras cidades. No entanto, está característica dá condições para que se realizem treinamentos. O futuro Posto de São José do Rio Pardo já possui equipamentos de mergulho, inclusive os tubos de oxigênio, doado pela Cargil”.
O tenente Zampolo informou que a previsão é que a futura base realize cerca de mil atendimentos por ano entre atendimento terrestre, aquático, incêndio, resgate, proteção de local, dentre outros.
“Além da ação direta, não podemos nos esquecer da parte administrativa e preventiva, que são de extrema importância para qualquer município. Realizamos trabalhos preventivos contra incêndio e análise técnica para edificações. Em razão deste trabalho preventivo, quando se tem Bombeiros em um município o número de risco com acidentes e incêndios são menores do que em cidades que não possuem o Posto”, disse o Tenente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário