Depois de muito empenho, o prefeito João Luís Cunha assinou na última semana o convênio para o gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conquista veio seguida da informação da retomada das obras da Base do Corpo de Bombeiros na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), localizado na avenida Brasil. A previsão é que ambos comecem a funcionar a partir da segunda quinzena de dezembro. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços, o projeto de readequação do prédio do DER deverá passar por modificações para que também possa colher o SAMU. O convênio foi celebrado com o Consórcio de Desenvolvimento Regional (CONDERG) e está previsto todo o gerenciamento do serviço, desde a seleção e a contratação dos funcionários até a elaboração das normas e rotinas administrativas da equipe que irá compor este serviço. A Central de Regulação do SAMU (sede) ficará em São João da Boa Vista, mas de todas as cidades que assinaram o convênio, apenas São José terá uma base, com duas ambulâncias a disposição da população. A base rio-pardense terá uma Unidade de Suporte Avançado (ambulância), que contará com um médico, um técnico de enfermagem e o motorista. Também terá uma Unidade de Suporte Básico, com técnico de enfermagem e motorista. A base do SAMU, na cidade, será instalada na sede do Corpo de Bombeiros. Com a base do SAMU sendo instalada junto a base do Corpo de Bombeiros, o atendimento chegará com mais agilidade à vítima, atendendo ao componente assistencial da rede de atenção as urgências.
Ele custará para ao município, em média, de R$ 1 por habitante, totalizando cerca de R$ 55 mil mensais. Valor irrisório se comparado ao atendimento e socorro de vítimas acidentadas.
Segundo o diretor administrativo da secretaria de Saúde, Celso Rubens Cardoso, infelizmente, a maioria das sequelas de vítimas de acidentes são agravadas durante o atendimento pré-hospitalar e com o SAMU, os acidentados terão um melhor atendimento, já que serão atendidos por profissionais capacitados.
Rede - Com as novas conquistas que deverão estar em funcionamento ainda este ano, São José do Rio Pardo irá concluir um sonho que há anos erá almejado. A criação de uma rede de atendimento de emergência clínica e traumática. “Junto com o trabalho do Pronto Socorro, que já é referência na região, os serviços que serão prestados pelo resgate dos Bombeiros e pelas ambulâncias do SAMU, darão maior garantia na qualidade no atendimento de possíveis vítimas. cionários especializados com enfermeiras e técnicos de enfermagem.
Isso sem contar a equipe de cirurgião, neurocirurgião, ortopedista. “Temos uma equipe que nenhuma outra cidade da região tem”, disse o diretor.
Celso também lembrou do trabalho preventivo que o secretário de Segurança e Trânsito tem realizado nas escolas e creches do município. “Uma ação importantíssima de educação e prevenção de acidentes, principalmente com crianças. Isso faz parte da rede de prevenção e atenção da saúde”.
O SAMU irá atender pelo telefone 192.
Nenhum comentário:
Postar um comentário