PAGEDI inaugura a “Brinquedodonto”

Em parceria com a Prefeitura, o Programa de Assistência a Gestante e ao Desenvolvimento Infantil (PAGEDI), desenvolvido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, inaugurou nesta terça-feira, 27, no Centro Municipal Odontológico, no Jardim São Roque, a “Brinquedodonto” - uma sala de espera com espaço recreativo para as crianças que fazem tratamento odontológico, principalmente da zona rural.
De segunda a sexta-feira, o Centro Odontológico atende 36 crianças, sendo que 18 delas no período da manhã e 18 à tarde. Elas ficam esperando todos serem atendidos até que o transporte cedido pela Prefeitura possa levá-los de volta às fazendas.
A inauguração contou com a presença de muitas crianças, do presidente da ONG Sorria, o médico Antônio Teixeira Filho, membros da ONG, José Maurício Fontana e José Ricardo Andreata, a secretária executiva do PAGEDI, Ana Vera Maschietto Braghiroli, os secretários de Saúde, Educação e Agricultura, Irene Rondinelli Muradi, Rita de Cássia Zanetti Manzoni e Felipe Quessada, a diretora administrativa do SOS, Maria Isabel Tessari, e as dentistas Maria Rita Gonçalves e Lilian Molfi de Lima. Alguns pais e profissionais do Centro Odontológico também estiveram na inauguração. O prefeito João Luís Cunha não pôde comparecer, pois tinha compromissos anteriormente agendados.
Segundo a secretária executiva Ana Vera, a Brinquedodonto foi criada para proporcionar momentos de distração, educação e interação com as outras crianças. “A intenção foi de tornar o local mais atrativo e prazeroso possível. O espaço oferece livros, brinquedos educativos, fantasias, massinhas para modelar, pinturas, tintas guache, vídeo, televisão, músicas, entre outros. Além disso, uma monitora irá oferecer atividades recreativas como contos de histórias e teatro com fantoches.”, disse Ana Vera. Além da Brinquedodonto, o PAGEDI pretende criar mais quatro espaços semelhantes, um nos PSF’s da Vila Formosa, Cassucci e Vale do Redentor e na Pediatria do Centro de Saúde

PAGEDI
Em 2009 o prefeito João Luís Cunha assinou convênio com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal tornando o município parceiro do programa que possibilitou a criação do PAGEDI, proposta que tem por finalidade melhorar a atenção do município às crianças, de zero a três anos, em diversas áreas.

Nenhum comentário: