Especial: Episódio Republicano em São José


Todos os anos no dia 11 de agosto, durante as comemorações da Semana Euclidiana, autoridades, estudante e cidadãos rio-pardenses reúnem-se em frente à janela do Hotel Brasil, situado à rua Ananias Barbosa, para relembrar o Episódio Republicano rio-pardense.
O fato aconteceu em agosto de 1889, ano da Proclamação da República no Brasil. Esse período foi muito agitado, pois a nova forma de governo era algo que iria se instalar no país mais cedo ou mais tarde. Como São José não era exceção, havia aqueles que apoiavam a república e aqueles que se mantinham fiéis ao modelo de governo vigente - monarquia.
Mas foi em junho daquele ano que membros da Sociedade Italiana XX de Setembro, constituída de muitos republicanos saíram às ruas, cantando a Marselhesa (de forte teor republicano, pois representa a ruptura política que ocorreu na França com a Revolução em 1789), que acabaram se encontrando com os monarquistas, o que ocasionou brigas e tumultos.
No entanto a situação não se aquietou no dia 10 de agosto o prédio do Hotel Brasil, de propriedade do republicano Ananias Barbosa foi atacado pela polícia após uma reunião e homenagens a Francisco Glicério, também republicano. Os republicanos em represália ao incidente prenderam o subdelegado de polícia e o chefe liberal, Saturnino Barbosa. Revoltosos, apoderaram-se do edifício da Casa da Câmara e Cadeia, em seguida proclamaram a República no dia 11 de agosto de 1889.
Como já se era praticamente previsível a República brasileira foi proclamada no dia 15 de novembro daquele mesmo ano, mas São José do Rio Pardo entrou para a história como a primeira cidade a se tornar uma república.
Devido a esse honroso fato a vila foi elevada à categoria de cidade, recebendo o título de Cidade Livre do Rio Pardo. Porém alguns conservadores, apesar do orgulho, preferiram o antigo no nome e nossa cidade voltou a ser chamar São José do Rio Pardo.
Como referência ao acontecimento, na bandeira municipal encontra-se a frase Cidade Livre do Rio Pardo, registrando como a pioneira o ato da república no país.

Nenhum comentário: