Bem no coração da cidade ergue-se, imponente e majestosa, a Igreja Matriz de São José do Rio Pardo.
Com riquíssima arquitetura e destacando-se como a maior e mais bela entre os templos católicos das cidades da região, a igreja, assim como a praça que a circunda, passou por significativas transformações.
A primeira construção data de 1893, sendo que em 1898 a mesma foi reinaugurada. Mas, como a cidade crescia em um ritmo acelerado, no final da década de 30 começa a se cogitar a construção de uma nova igreja que pudesse abrigar os fiéis que aumentavam cada dia mais. Inicia-se assim um árduo trabalho que envolveu inúmeras pessoas, tanto na construção propriamente dita, quanto na arrecadação de verbas para a sua realização. A obra possuía um projeto arrojado, além de ser bem maior que o templo anterior.
Durante sua construção, a antiga matriz (que possuía uma única torre central) foi sendo demolida conforme a nova ia sendo erguida. Dessa maneira, a parte central da cidade não ficou desprovida de uma igreja. Devido suas proporções e custo levaram-se 20 anos para sua conclusão.
Depois de muitos esforços e muito trabalho, enfim, a atual Igreja Matriz é inaugurada e entregue aos fiéis no dia 23 agosto de 1964, tornando-se motivo de orgulho, não só para os católicos, mas para toda população.
Não há quem passe pelo centro e não se admire com a beleza da Matriz.
Tudo nela chama a atenção, das suas dimensões até o menor de seus detalhes. O encanto de quem a observa manifesta-se a partir de cada uma de suas linhas, a começar pelas torres, os vitrais com formato ogival com as cenas da Via Sacra - seguindo com fidelidade o marcante estilo gótico característico da Idade Média, além das estátuas dos 12 apóstolos na sua entrada principal.
Especial: A Igreja Matriz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário