Mata do Carneirinho é utilizada para Educação Ambiental


Finalmente, depois de anos praticamente abandonada, a ‘Mata do Carneirinho’, também conhecida como ‘Mata da Paixão’ está sendo bem utilizada pelos munícipes, principalmente as crianças. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma série de benfeitorias no local, entre elas a limpeza no interior e nos arredores da Mata, além de uma trilha, cujo objetivo é promover a Educação Ambiental com a população. E, segundo o Diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada, já há um projeto para a restauração do alambrado (pintura), colocação de tela onde for necessário e substituição de mourões.
“A Mata do Carneirinho estava totalmente esquecida, suja e sendo utilizada de forma imprópria há anos. A Prefeitura realizou esta manutenção justamente para que os munícipes possam conhecer o interior da Mata, pois muitos apenas conhecem o local pelo lado de fora. Temos certeza que agora, com a limpeza e também a trilha, as pessoas terão orgulho em conhecer a Mata e utiliza-la como fonte de estudos ligados ao Meio Ambiente”, destacou o Prefeito João Luís Cunha.
E o objetivo da atual administração está sendo plenamente alcançado, pois muitas escolas já visitaram a Mata para estudos voltados ao conhecimento e preservação ambiental. “Acredito que nunca havia sido feito em São José um trabalho de integração entre alunos e meio ambiente como estamos fazendo agora. Além da Mata, outro ponto que também faz parte do programa Município Verde, desenvolvido pela Secretaria, é a Ilha São Pedro, que está recebendo alunos. Em ambos locais, os estudantes estão tendo a chance de conhecer e aprofundar os estudos, tanto da fauna quanto da flora”, destacou Quessada.

Visitas monitoradas
O Diretor de Meio Ambiente explicou que as visitas à Mata estão sendo monitoradas pela Educadora Ambiental, Elislady Catalano, que orienta os visitantes quanto à vegetação e também explica a importância de se preservar o meio ambiente.
“Importante ressaltar que também monitoramos a quantidade de visitas à Mata, geralmente realizada em pequenos grupos, para não agredir e nem descaracterizar o local”, explicou Quessada.
As escolas que quiserem visitar a Mata poderão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (3682-7800) e agendar a visita. “A intenção é que os adultos também possam fazer a trilha, porém este trabalho está sendo feito primeiramente com as crianças, pois elas são grandes fontes de informação e levam tudo que aprendem para os pais. O objetivo, além do aprendizado, é fazer com que os alunos conscientizem os adultos, principalmente com relação ao lixo.

Nenhum comentário: