Justiça cassa 13 vereadores de SP por receber doações irregulares

O juiz Aloísio Sérgio Resende Silveira, da 1ª Vara Eleitoral de São Paulo, cassou o mandato de 13 vereadores e um suplente da Câmara Municipal de São Paulo acusados de receber doações irregulares de campanha do setor imobiliário. Com a decisão, a Câmara perde quase um quarto de seus 55 membros.
Foram cassados os vereadores Adilson Amadeu (PTB), Adolfo Quintas Neto (PSDB), Carlos Apolinário (DEM), Carlos Bezerra Júnior (PSDB), Cláudio Roberto Barbosa de Souza (PSDB), Dalton Silvano (PSDB), Domingos Dissei (DEM), Gilson Barreto (PSDB), Marta Freire da Costa (DEM), Paulo Abou Anni (PV), Ricardo Teixeira (PSDB), Ushitaro Kamia (DEM) e Wadih Mutran (PP). Eles também ficarão inelegíveis pelos próximos quatro anos.Em todos os casos, o juiz entendeu que os vereadores receberam doações da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) acima do limite permitido por lei. Uma investigação do Ministério Público relevou que a associação era, na verdade, um braço do Secovi-SP, o sindicato do setor imobiliário, que proibido por lei de fazer doações eleitorais.
Mas na quarta-feira, dos 13, 12 já tinham suas cassações suspensas. Nas representações, o MP pediu a revisão da prestação de contas desses vereadores com base no artigo 30-A, da lei 9.504/97, e na lei 64/90, que prevêem a cassação de registro e declaração de inelegibilidade por três anos.

Nenhum comentário: