Seminário Ministério do Desenvolvimento Agrário

A cidade de Espírito Santo do Pinhal sediou na tarde de sexta-feira, 30, o primeiro Seminário sobre Desenvolvimento Rural e os Municípios Paulistas da região. O evento aconteceu na Escola Agrícola “Dr. Carolino da Motta e Silva das 13h às 18h” com a presença de agentes políticos e de representantes de associações e sindicatos ligados ao setor agrário de toda região. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo, Toninho Ferreira, esteve presente ao acontecimento.
O seminário foi coordenado pelos mandatos do deputado estadual Simão Pedro e do federal Paulo Teixeira, ambos do PT, com o apoio da Prefeitura e Câmara de Espírito Santo do Pinhal, Câmara Municipal de Santo Antonio do Jardim, Fazenda MC e Coopinhal.
Segundo Simão Pedro, o enfoque do evento foi a política agrícola, agrária e fundiária em relação aos municípios, principalmente as de apoio financeiro à produção dos pequenos e médios produtores rurais (PRONAF, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - compra direta da Agricultura Familiar).
Outros temas relevantes também foram bastante discutidos entre os expositores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, CONAB, INCRA e Banco do Brasil.
“É importante trazermos para região ferramentas que dão garantias aos agricultores para sua produção e sustentabilidade”.
A garantia de comercialização dos produtos da cesta básica, a importância do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) para os municípios e a regularização fundiária (georeferenciamento) também foram pontos importantes das apresentações.

Nenhum comentário: