Semana Euclidiana permanece adiada por tempo indeterminado


Presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Marlon Callegari da Silva

Por medidas de prevenção à gripe A HIN1 (gripe suína), a 97ª Semana Euclidiana permanece adiada. A informação foi passada durante coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira, 4, pelo presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Marlon Callegari da Silva.
“Gostaríamos de dar a vocês uma data definida para a realização do evento, porém, isso ainda não foi possível, pois recebemos uma informação da Secretaria da Saúde dizendo que a situação da gripe aqui ainda não está estabilizada. Portanto, enquanto não houver uma estabilização do quadro da doença não podemos definir uma data para realizar a Semana, só podemos garantir que ela não será realizada de 9 a 15 de agosto”, disse o Presidente.
Mesmo com a Semana suspensa temporariamente, alguns eventos serão realizados. “No dia 11 haverá normalmente o Episódio Republicano. Após, às 20h30, será aberta a exposição ‘Repúblicas’ no Museu Riopardense. Já no dia 15 realizaremos uma comemoração simbólica para lembrar o centenário da morte de Euclides da Cunha, no Recanto Euclidiano, às 10h00 (provável horário em que ele teria sido assassinado). Inclusive, tomamos o cuidado de fazer este evento em local aberto e com a duração de, no máximo, 45 minutos, seguindo as determinações da Vigilância em Saúde com relação à gripe”, informou a Diretora de Cultura, Lúcia Vitto.

Espírito Euclidiano
Apesar do adiamento da Semana, toda a programação, “que já está 90% definida, permanece, independente da data em que a S.E. for realizada”, ressaltou o presidente do DEC.
Um dos pontos de destaque da Semana será a ‘chama’ do espírito euclidiano, a qual chegará em São José na próxima sexta-feira, dia 7, por volta das 18h30. “Ela será trazida de Cantagalo por uma rio-pardense que reside naquela cidade e percorrerá algumas ruas de São José até que chegue, finalmente, à Casa Euclidiana. Lá ela permanecerá até a realização da S.E.”, explicou Lúcia Vitto.
Ela finalizou dizendo que o Departamento seguirá à risca tudo que for determinado pela Secretaria de Saúde. “Não adiamos a Semana Euclidiana porque quisemos, mas sim por precaução com relação a toda essa situação que está acontecendo no Estado de São Paulo por causa desta gripe. Não podemos expor todas as pessoas que participarão de evento a nenhuma situação de Esperamos que todos tenham bom senso para entender nossa atitude. Mas uma coisa é certa: a 97ª S.E. vai acontecer, independentemente de data”.
Maiores informações na Casa Euclidiana, com a Diretora de Cultura ou pelo telefone 3681-6424.

Departamentos de Saúde preparados para a gripe
Mesmo que a Semana Euclidiana não aconteça entre 9 e 15 de agosto, é possível que a cidade receba turistas nesta ocasião, porém, segundo o Secretário de Saúde, Waldemar Feltran, “o setor de Saúde Municipal está preparado para atendimentos especiais, como eventuais casos suspeitos da nova gripe”.
“Inclusive, os agentes de Saúde estão passando por treinamentos para informar a população sobre a doença. Cento e cinqüenta mil folhetos informativos serão distribuídos pelos agentes que visitarão 17 mil casas. Além disso, banners também serão colocados em todos os departamentos e unidades da Saúde Municipal, e faixas serão afixadas em pontos estratégicos da cidade. Todas estas medidas fazem parte da campanha Fique de Olho na Gripe A, promovida pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo”, destacou Waldemar Feltran.

Nenhum comentário: