Parlamentares do PT vão contribuir para construção do campus da FEUC


Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo), a diretora da FEUC Isabela Bozzini, o senador Eduardo Suplicy e o assessor parlamentar José Carlos Colabardini

Os recursos deverão vir de emendas do senador Eduardo Suplicy, do deputado federal Paulo Teixeira e do estadual Simão Pedro.

Junto com o deputado federal Paulo Teixeira, o senador Eduardo Suplicy, ambos do PT, deverá destinar recursos para que a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) possa construir o primeiro bloco do campus.
A informação foi passada na tarde do dia 31, sexta-feira, durante o encontro entre o senador e a diretora da faculdade, Isabela Custódio Talora Bozzini, em São Paulo. O encontro intermediado pelo Diretório Rio-pardense do PT ocorreu na casa do parlamentar. Isabela foi acompanhada por José Carlos Colabardini, assessor de Paulo Teixeira, e pelo marido Aloísio Calsoni Bozzini, Professor Bibo. Dois dias antes ela havia sido recebida pelo deputado em seu escritório para tratar do mesmo assunto. Na ocasião, ele confirmou que estaria disposto a contribuir com a instituição de ensino rio-pardense.
Segundo Isabela, a reunião com Suplicy foi realizada para apresentar o projeto arquitetônico e o orçamento para o início da construção do campus – cerca de R$ 2 milhões. O senador analisou os documentos e em seguida telefonou para o deputado Paulo Teixeira e definiram que cada um deles poderia destinar, por emenda, parte da verba para construção do prédio.
Para a diretora, os últimos dias foram produtivos para a FEUC. “Depois de recebermos a informação de que a Prefeitura de São José do Rio Pardo está disposta a dar início à construção de um prédio próprio para Faculdade ainda este ano, tivemos a grata notícia de que o restante dos recursos poderá vir através dos parlamentares do PT. No dia 29, quarta-feira, estivemos com Paulo Teixeira e no dia 31, sexta, com Suplicy, ambos demonstraram total interesse em contribuir com a FEUC. Parte dos recursos que serão despendidos na construção virão da prefeitura através da venda de um terreno localizado no bairro Santo Antônio”, disse Isabela Bozzini.
De acordo com dados do executivo, com a venda será possível arrecadar aproximadamente R$ 800 mil, o que daria para dar início às obras. O restante deverá ser complementado com as emendas dos parlamentares.

Simão Pedro
No decorrer da semana, o deputado estadual Simão Pedro comunicou à direção do PT local, através de sua assessoria, que também quer contribuir com a construção do prédio da FEUC. Uma reunião deverá ser agendada nos próximos dias entre o deputado petista e direção da faculdade para definir sua participação no processo.
Ainda como parte dos trabalhos, na próxima terça-feira, 11, a diretora estará levando à Brasília as justificativas, objetivos e todos os projetos referentes ao campus para que Paulo Teixeira e Eduardo Suplicy possam formular a emenda no orçamento de 2010.
Também está agendada para terça-feira uma audiência com Maria Paula Dallari Bucci, da Secretaria de Educação Superior do MEC. Os dois parlamentares deverão acompanhar Isabela.

Suplicy
Segundo informações da diretora, ela chegou com o Professor Bibo e com assessor parlamentar Colabardini à residência do senador às 12h30, conforme combinado. “Ele estava concedendo entrevista a uma emissora de rádio pelo telefone”.
Em seguida conversaram sobre a participação do senador no primeiro Fórum Social da Mogiana, realizado em maio em São José do Rio Pardo. Ele elogiou a organização e a temática do evento. Perguntou se a diretora já tinha ido à Brasília conversar com Maria Paula Dalari Bucci. Isabela lhe informou que a data tinha sido adiada algumas vezes e estava esperando confirmação para 11 de agosto, já que a Semana Euclidiana tinha sido adiada em decorrência da gripe A (H1N1) – gripe suína.
Imediatamente Suplicy ligou para Brasília e confirmou o agendamento para dia 11. Minutos depois Maria Paula Dalari retornou a ligação ao senador e a diretora pôde adiantar, por telefone, alguns itens da visita, como a firmação do convênio entre a FEUC e o MEC para trabalhar a formação inicial e continuada de professores.
Em seguida o senador contou que havia encontrado com o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, autor da peça “Os Sertões - A Terra, O Homem e A Luta -” no teatro Oficina em São Paulo. O senador disse que chegou a perguntar a Zé Celso da possibilidade da obra ser encenada em Rio Pardo. Mas, de acordo com o diretor, para trazê-lo o custo seria alto. No entanto, como alternativa, disse que a trilogia de “Os Sertões” estaria sendo editada em filme e que teria prazer em apresentá-lo em São José do Rio Pardo.
Após relatar a conversa, Suplicy ligou para Zé Celso e o colocou para falar com a diretora. Durante a conversa o diretor confirmou a possibilidade da exibição do filme no município e definiu com Isabela que marcariam, em breve, uma data para o evento.

Prefeito e senador
A importância da construção do campus da FEUC não é novidade para os deputados Paulo Teixeira, Simão Pedro e nem para o senador Suplicy. Pois eles já haviam sido sensibilizados com a causa durante o Fórum Social da Mogiana, em maio deste ano, onde estiveram presentes.
Durante o evento, o senador chegou a ser recebido pelo prefeito João Luís Cunha, em seu gabinete, para tratar do assunto. Além do prefeito e a diretora da FEUC, estiveram representes à reunião membros da direção do PT local, secretários do município e o vice-diretor da faculdade Ary Menardi Junior.
Na reunião, o prefeito mostrou a realidade da instituição e o quanto ela é importante para a região em termos de formação de profissionais. Falou de sua estrutura, da qualidade do ensino reconhecida em todo Estado de São Paulo e também da história da instituição, que este ano completou 45 anos. Após reunião, eles almoçaram juntos, depois o senador seguiu para a Faculdade onde ministrou sua palestra.
De acordo com o Professor Bibo, a realização do Fórum fez com que em um único final de semana diversas autoridades e profissionais de renome estivessem em São José do Rio Pardo para discutir assuntos de interesse coletivo. Ainda segundo ele, a participação da FEUC junto com o Comitê Organizador do evento demonstrou o comprometimento da instituição com a formação dos cidadãos. “Acho que tanto Suplicy, quanto os deputados Paulo Teixeira e o Simão Pedro entenderam qual é o papel da Faculdade, por isso, ainda durante o Fórum eles já sinalizaram a possibilidade de contribuir com a construção de um prédio próprio para a Faculdade, o campus”.

Nenhum comentário: