Snoopy completa 60 anos


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

No início, o cãozinho cabeçudo, com orelhas e nariz pretos e uma mancha negra nas costas, era um rabisco mais elaborado e detalhado. Snoopy, que criou vida graças à existência de um cachorro que Charles Schulz teve durante a infância, nasceu nos anos 50 e de lá para cá, virou desenho animado, grife infantil, HQ e um grande marco da infância desses anos para frente.
Os primeiros desenhos eram mais detalhados e os cenários eram uma peça importante para o desenhista, que, se esforçava para realçar as situações ocorridas com Charlie Brown e amigos. Com o passar dos anos, os personagens começaram a perder a complexidade visual aparecendo mais simples, mas com mais significado. O cenário perdeu totalmente a importância e passou a ser um mero acessório da história.
Todo esse desprendimento entre personagem e cenário deveu-se à importância alcançada pelos desenhos que, por si só já eram a grande atração dos quadrinhos. Aí estava a imortalidade dessas queridas figuras que estão completando 60 anos.
Para quem não sabe, há um museu com o nome do autor, Charles M. Schulz, na Califórnia. Dirigido pela viúva Jeannie Schulz, que foi casada com o pai de Snoopy desde 1973, é de lá que sairá a maior parte do material para as comemorações.
No mundo, haverá desde feiras e exposições até musicais na Broadway. O grande destaque será Meu amigo Charlie Brown, com estréia prevista para o início de 2010. O espetáculo foi escrito em 1967 e repaginado em 1999, chegando a ganhar vários prêmios. Agora, para as comemorações, o ator Leandro Luna cuidará da produção que foi orçada em R$ 4 milhões. Com muito jazz e blues, a obra se propõe a retratar um dia na vida de Charlie Brown.
O Brasil receberá cópias de tiras históricas para exposições (por enquanto não há uma definição onde ocorrerão esses eventos). Segundo o que foi informado, haverá aulas de história para falar da origem e importância das HQs juntamente com as mostras. Outro ponto interessante será a tentativa de realçar a capacidade que Schulz tinha em deixar interessante uma tira que não havia nada de anormal.
Fãs de Snoopy, aguardem o início das comemorações, porque muita coisa interessante deve vir por aí.

Nenhum comentário: