Prefeitura define na terça se adiará Semana Euclidiana

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira na Casa de Cultura Euclides da Cunha, o prefeito de São José do Rio Pardo, João Luís Cunha, informou que ainda não sabe se a Semana Euclidiana será realizada este ano de 9 a 15 de agosto - como vêm ocorrendo há 97 anos. “Não estamos suspendendo nem cancelando o evento, estamos apenas aguardando como vai ficar essa situação da gripe suína. Se as condições continuarem tomaremos uma decisão”, disse o prefeito.
A precaução, segundo ele, seria o risco de expor a população rio-pardense à gripe A (H1N1) – a gripe suína.
Falou também da dificuldade das escolas participarem do desfile sendo que por orientação da Secretaria Estadual da Saúde, acatada pela Secretaria de Educação, as férias escolares da rede pública municipal e estadual foram prorrogadas para o dia 17 de agosto – dois dias após o fim da Semana Euclidiana.
A semana acontece anualmente na cidade desde 1912, quando um grupo de admiradores decidiu se reunir para recordar a carreira do escritor, que foi engenheiro, militar e jornalista e escolheu o município para morar.
Foi em Rio Pardo que Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" em uma cabana de zinco tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que fica às margens do rio Pardo. O escritor residiu no município entre 1898 e 1901.
Além do prefeito, participaram da coletiva o secretário da Saúde Waldemar Feltran Junior, o médico da Vigilância Epidemiológica Hamilton Torres, a enfermeira Denise Rondinelli Cossi Salvador, o diretor do DEC Marlon Callegari da Silva, a diretora de Cultura Lúcia Vitto e o secretário de Gestão Antônio Celso Cardoso Filho.
A definição se o evento será adiado ou não acontecerá na próxima terça-feira, dia 4, no período da tarde. Caso seja adiado, os organizadores ainda não sabem se será apenas por uma semana, quinze dias ou um mês.
Lúcia Vitto, que assumiu interinamente a curadora da Casa Euclidiana, informou que o evento está pronto e que seria possível realizá-lo a qualquer momento. Disse que independente da decisão que será tomada na terça, no dia 15 deste mês, feriado, haverá o evento comemorativo.
O médico Hamilton Torres disse ser importante evitar aglomerações para evitar o risco de contaminação pelo influenza A. “Não podemos impedir, mas estamos orientando que não os façam neste período”.
Durante a semana a Vigilância chegou a orientar o movimento Carismático da Igreja Católica a transferir para outra data o evento “Celebrando Pentecoste”, que acontece hoje e amanhã (1º e 2 de agosto) no Ginásio de Esportes Tartarugão.
João Luís Cunha disse o setor de saúde do município está mobilizado contra o gripe A, “e que não deve haver pânico, pois todas as medidas para preservar a população estão sendo tomadas”.
Hamilton Torres acredita que há excesso na forma como vem sendo tratada essa o assunto. Para ele tão prejudicial quanto à gripe é o medo que vem tomando conta das pessoas – muitas vezes indevida por falta de conhecimento. Explicou que nos EUA, em 2008, morreram mais de 30 mil pessoas vítimas da Influenza que já conhecemos. “Isso não é comentado. Ou seja, se não houver cuidados qualquer tipo de gripe mata”.
A enfermeira Denise Salvador explicou que a Vigilância está capacitando todos os funcionários da rede pública e privada de saúde do município para se adequarem à realidade e que o trabalho está sendo estendido também às organizações da sociedade civil.
Nas abordagens que estão sendo realizadas são tratados três pontos importantes, segundo a enfermeira: o que é a gripe A, sua prevenção e os cuidados que devem ser tomados. “É a partir da informação que vamos quebrar esse medo generalizado”
Nas unidades de saúde estão sendo priorizados os casos de “doença respiratória aguda grave”. Que são aqueles onde a pessoa apresenta basicamente febre a partir dos 38°, dores no corpo, tosse e falta de ar.
Também é levada em consideração se a pessoa faz parte do chamado grupo de risco – idosos, crianças com menos de cinco anos, gestantes, dentre outros.
Em qualquer um dos dois casos as pessoas são avaliadas clinicamente e se for detectado a contaminação do H1N1 pelo médico receberá o antiviral.
Denise finalizou a coletiva informando que neste sábado a Vigilância Epidemiológica estará iniciando uma campanha com distribuição de panfletos explicativos. “Eles serão levados em todas as casas pelos agentes de saúde. Foi realizado parceria com a Guarda Miriam e com o Tiro de Guerra para ajudar na abordagem e na multiplicação da informação”.

Nenhum comentário: