Eu e o Futebol: Distração de craque


Emílio Antônio Duva

Anos 60. O homem com sua corrida espacial rumo à Lua, que era dos namorados. Cuba em crise com seus mísseis, Guerra Fria entre EUA e URSS. A pílula anticoncepcional já à venda banalmente, e, o Santos tornando-se o melhor time do mundo. O melhor time do mundo... por 2 vezes.
E tão logo esta formidável equipe de futebol desembarca em terras tupiniquins, enfrenta o verdinho Guarani de Campinas, no dia 18 de novembro de 1964. O time praiano de Gilmar, Mauro, Modesto, Geraldino, Zito, e... Dorval, Mengálvio, Coutinho, um tal de Pelé e finalizando Pepe.
Placar inacreditável do jogo: Guarani 5 x Santos 1. O mundo assombra-se diante deste fato. Campinas, das andorinhas e dos rapazes alegres, deslumbra-se e aparece para o mundo. Uma semana depois, o Santos apresenta-se no Pacaembu, novamente. Câmeras e microfones voltados para este prélio de Santos e Palmeiras. Festa gigante para a torcida das duas equipes. De repente entra em campo a Sociedade Esportiva Palmeiras. Mengálvio, o celebre atleta, chega a nosso rio-pardense Modesto, dono da camisa 3, e diz baixinho ao seu ouvido: Xiiiiii, Modesto lá vem o Guarani outra vez...
Nota do autor: O atacante do alviverde Guarani, naquele memorável jogo foi Américo Murolo, que brilharia também no Palmeiras, Mengo e times da Itália. Residiu em São José nos anos 90, na Rua Cel.Marçal. Saiu desta cidade escondido e inadimplente. Coisas da bola, coisas da vida.

Nenhum comentário: