Município e Estado prorrogam férias por causa da gripe suína; FEUC volta na segunda

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo suspendeu nesta terça-feira a volta às aulas da rede estadual por conta da gripe suína. A medida também foi adotada pela rede municipal de São José do Rio Pardo. As decisões foram tomadas com base na recomendação da Secretaria de Saúde.
De acordo com a Prefeitura ficarão suspensas as aulas nas escolas municipais devido ao avanço da gripe Influenza H1N1. As férias da rede municipal e estadual de ensino serão prorrogadas até o dia 17 de agosto. Em alguns estabelecimentos, as aulas já haviam começado. O objetivo é evitar a propagação do vírus H1N1.
São Paulo é o Estado com o maior número de casos fatais da doença, com 20 mortes. Em todo o Brasil, a gripe suína já matou 46 pessoas. As outras mortes por gripe suína ocorreram no Rio Grande do Sul (16), Rio de Janeiro (5), Paraná (4) e Paraíba (1).
De acordo com a Secretaria da Educação, em algumas escolas estaduais as aulas já haviam retornado na segunda-feira. A medida valerá também para essas escolas, cujas aulas devem ser suspensas.
Representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado informou que a classe apóia a medida. A três universidades estaduais paulistas, USP (Universidade São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), decidiram, nesta terça-feira também adiar o retorno às aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde para combater a gripe suína.
Como já estava previsto, na Faculdade Euclides da Cunha (FEUC), as aulas retornam normalmente na próxima segunda-feira, 3.

Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

Nenhum comentário: