Guarda Mirim investe em reformas e abre cursos de capacitação


O diretor administrativo da Guarda, Thiago Sereno, verificando os últimos acabamento da nova cozinha

A Guarda Mirim de São José do Rio Pardo está passando por um amplo processo de reestruturação e em poucos dias terá funcionando em suas instalações uma cozinha industrial, refeitório, salão de jogos e um espaço para palestras.
Com recursos próprios, o prédio da instituição vem passando por uma reforma interna sem precedentes – foram investidos mais de R$ 100 mil até o momento. Até onde se sabe o que vinha sendo feito, de tempos em tempos, era apenas a manutenção da pintura do imóvel.
Segundo informações do diretor administrativo da Guarda, Thiago Sereno, dentro de 15 dias a cozinha já estará em pleno funcionamento. Ela terá dois fogões industriais, geladeira, freezer, pias e uma coifa central com um exaustor de ar. Explicou que a reestruturação da instituição não refere-se apenas a questão física, mas também à formação dos adolescentes que hoje dela depende. “Desde o mês de maio, começamos a colocar em prática nosso plano de investimentos e qualificação dos jovens. Hoje já está funcionando o curso de informática, inglês e de Formação Educacional, que abrange matemática, português e noções de cidadania. Também estamos com uma psicóloga, diariamente, desenvolvendo trabalho de relacionamento e bom atendimento com os funcionários e ainda ajudando a solucionar problemas de alguns menores”.
Sereno disse que tem chamado esse processo de humanização da instituição.
Para o atual presidente da instituição, Ronaldo Dal Fabro, a Guarda Mirim tem que cumprir sua função – a formação, socialização e encaminhamento dos jovens do município.
O diretor administrativo contou que em função das novas atividades, o horário dos guardinhas irem às ruas mudou das 8h para as 9h. “Agora eles tomam o café da manhã, vão para um dos cursos e só depois saem para trabalharem na Zona Azul”.
De acordo com ele, a intenção é de dobrar o número de guardinhas e também de abrir novos cursos. Assim, segundo o diretor, terá condições de reduzir a carga horária de oito para seis horas, ou seja, parte do dia os adolescentes ficarão na rua e a outra dentro da Guarda estudando.
“A idéia é termos um contingente que dê conta do trabalho da Zona Azul, mas que ao mesmo tempo tenha condições de se aprimorar e entrar no mercado de trabalho tendo mais atividades de formação”.

Ampliações
Segundo explicou Sereno, a cozinha atual é muito pequena e inviável para dar conta das necessidades da entidade. Já a nova, além de ser toda azulejada, mede cerca de 45m². “Isso facilitará o trabalho das cozinheiras que hoje precisam improvisar para dar conta da demanda de trabalho dentro do pequeno espaço”, disse Sereno.
Outra mudança significativa no funcionamento da instituição foi à transferência da secretaria administrativa e financeira da Guarda e também da Zona Azul para parte inferior do prédio – com porta aberta para a calçada.
De acordo com Sereno, a medida teve dois propósitos: liberar a parte superior para realização dos cursos de capacitação profissional dos menores e facilitar o acesso ao público da instituição. “Procuramos explorar todo prédio em benefício da garotada. Na parte de baixo, mais da metade do espaço era totalmente ocioso, servia apenas para juntar entulho. Isso acabou. Com o fim da reforma o prédio será 100% utilizado.
“Mudamos parede, abrimos portas e adequamos os espaços às necessidades. Hoje estão faltando apenas o término da construção dos banheiros masculino e feminino para que o local fique totalmente aproveitado”.
Thiago explicou que os dois banheiros serão amplos e modernos, com chuveiro e vestiários. “A intenção é atender os guardinhas que moram longe e que saem da Guarda direto para a escola. Com esse benefício, eles saem do trabalho, toma banho, o café da tarde e depois podem ir tranquilamente para a aula”.

Outras iniciativas
Tiago lembrou que quando assumiu, em janeiro de 2008, como diretor havia várias pendências a serem pagas, “mas hoje, junto com Dal Fabro, conseguimos colocar a casa em dia”. “Fechamos nossa folha de pagamento no dia 25 de cada mês, e no máximo no dia 29, do mesmo mês, o guardinha com seu cartão eletrônico, pode ir até a agência conveniada e sacar o seu salário. Tudo isso são conquistas que estamos adquirindo”.

Nenhum comentário: