Estudantes da FEUC visitam eclusa em Barra Bonita


Estudantes dos cursos de História e de Geografia da FEUC aproveitaram o recesso para conhecer Barra Bonita

Estudantes dos cursos de História e de Geografia da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) estiveram no dia 20 de junho em Barra Bonita conhecendo uma das mais importantes hidrovias do país, a Tietê-Paraná. Acompanhados do professor e vice-diretor da FEUC, Ary Menardi Junior, os alunos puderam conhecer a importância econômica gerada pela construção da barragem e da eclusa para o município – sem contar a beleza do local.
O objetivo da viagem, segundo Menardi, foi mostrar aos estudantes como o Tietê, tido como um rio muito poluído, naquele trecho já está todo limpo. “Todos ficaram impressionados pela riqueza do local. Uma cidade pequena com uma economia voltada para o turismo hidroviário. Há claramente no local uma cultura de preservação, algo fundamental para a sobrevivência e manutenção desse tipo de exploração”. Menardi conta que a eclusa de Barra Bonita foi à primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente e atrai milhares de visitantes todos os anos. Ela fica na parte despoluída e navegável do rio Tietê. Nesse trecho é possível alimentar peixes e ver garças que sobrevoam a região. “A eclusa é uma espécie de elevador de água, usado para transpor os desníveis causados pelas barragens que geram energia”, explica o professor.
O tempo de eclusagem tanto para subir, como para descer, é de 12 minutos e o desnível é de 26 metros.
Ao ser questionado da viabilidade da exploração do Pardo como um rio hidroviário, o professor esclareceu ser quase impossível, pois em período de estiagem o volume de água cai tornando impossível à navegação para estes fins. No entanto, o turismo ecológico, com passeios de barcos é totalmente favorável. “Mas para isso precisa-se desenvolver no município uma cultura que não degrade e nem polua as águas do rio, que se preserve. Isso só é possível se a pessoa conhece o rio, quem não o conhece não vai preservar”, concluiu. No segundo semestre a FEUC deverá realizar outras atividades extracurriculares, uma das viagens previstas é ao Centro Meteorológico do Estado de Saio Paulo na cidade de Bauru.
Segundo Ary Menardi essas excursões é de suma importância na formação dos alunos, pois proporcionam que conheçam realidades até então vistas e comentadas somente em salas de aulas. “São atividades que enriquecem e dão embasamento teórico e prático para aqueles que um dia serão professores e que irão lidar com a formação humana”.

Hidrovia Tietê-Paraná
Também conhecida como a Hidrovia do Mercosul, com 2.400 km de vias navegáveis, entre vias primárias e secundárias, mais de 6 mil km de margens lacustres e fluviais, passando por cinco estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que, respectivamente são banhados pelos rios Tietê, Paraná, Grande, Paranaíba e todos seus afluentes, integrando também quatro países do Cone Sul, sendo eles: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, abrangendo mais de 220 municípios, com uma área de influência de 800.000 km2.

Nenhum comentário: