Titãs estão de volta


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Pois é, o grupo Titãs está voltando no mercado com o CD Sacos Plásticos. Após cinco anos sem gravar nada inédito, lançam esse trabalho.
São 27 anos de estrada e, a banda com antigos oito componentes, se transformou hoje num quinteto. Com Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Charles Galvin e Tony Bellotto, e sob produção e direção artística de Rick Bonadio, constroem um trabalho um pouco diferente daqueles hits dos anos 80. Para quem estava acostumado com o som rebelde de Cabeça Dinossauro (que, diga-se de passagem, um dos melhores trabalhos da banda), Sacos Plásticos inova ao mesclar letras românticas, arranjos acústicos e, lógico, o som pesado de antes em algumas faixas com letras políticas, dando vazão à sessão nostalgia.
Esse trabalho é o 12º álbum de estúdio da banda e um pouco diferente do que o grupo mostrou antes. É um equilíbrio entre força e leveza, passando por ritmos como rock, punk, pop, reggae e funk (estilos já explorados anteriormente).
Para quem não sabe, há alguns assuntos polêmicos ao redor da obra. Segundo um dos seus integrantes, o Titãs ficou todo esse tempo sem gravar nada inédito devido a um problema contratual: a antiga gravadora Abril Music foi vendida para a BMG, que se juntou a Sony. Com esse fato, eles ficaram com o contrato parado, sem poder agir. O que sobrou, foi a opção de regravar antigos sucessos. Outro fato também diferente, é a parceria com o produtor e diretor Rick Bonadio. Ele é conhecido por assinar produções Emo, como NXZero e Fresno. Mas também fez trabalhos com Ira!, Charlie Brown Jr., Mamonas Assassinas e Tihuana.
Entretanto, polêmico ou não, o trabalho já está nas lojas e a banda se prepara para iniciar a nova turnê em setembro. Antigos fãs, não tenham a mesma expectativa de trabalhos anteriores, porém, de lá pra cá tudo mudou: o mundo não é mais o mesmo, os fatos são diferentes e você também já é outra pessoa. Ouça esse trabalho como uma obra nova, sem muito elo com o passado e divirta-se.

Nenhum comentário: