Gripe suína: o poder da mídia e a educação


Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo)

A Gripe Suína é uma doença provocada pelo vírus H1N1. Precisamos ficar atentos quanto ao “comportamento” desse vírus, ainda mais quando a Organização Mundial de Saúde menciona que a doença já se espalhou para cerca de 160 países e já matou centenas de pessoas.
Os meios de comunicação deveriam, nesse momento, orientar a população, no entanto acredito que a mídia esteja deixando as pessoas preocupadas, alarmadas e causando um mal estar generalizado!
Se a mídia tivesse realmente preocupação com a população, ela poderia diminuir a veiculação de imagens sensuais em sua programação; reduzir suas propagandas de venda de cigarro e bebidas alcoólicas; orientar sobre higiene pessoal básica e informações sobre ecologia em horários nobres.
Digo isso porque a gripe suína é uma doença que até o momento matou aproximadamente 40 pessoas no Brasil, mas está muito longe de competir com outras causas de morte.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo a gripe comum, diferente da gripe suína, foi responsável por 17 mortes por dia em São Paulo no ano passado. Ao todo, 6.324 pessoas morreram na cidade em 2008. Vocês sabiam que aproximadamente duas pessoas morreram atropeladas por dia em SP no ano passado? Então, por que não fazem campanhas educativas de trânsito nos meios de comunicação em horários nobres?
Outro dado interessante: a cada dia, pelo menos sete brasileiros morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco, ou seja, pessoas que não fumam, mas ficam expostas a fumaça do cigarro são prejudicadas! No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. Por que a mídia continua contribuindo para a venda de cigarros? Será que a gripe suína é pior que os problemas causados pelo fumo?
A poluição mata de forma indireta uma média de oito pessoas por dia em São Paulo. Os principais atingidos são os idosos e as crianças, que são acometidos de problemas respiratórios e cardiovasculares. Mas a poluição pode causar doenças ainda mais graves, como câncer. Onde estão os programas de ecologia nas emissoras de rádio e TV? Alguém acorda domingo, praticamente de madrugada, para assistir aos programas sobre meio ambiente? A gripe suína é mais letal que os problemas causados pela poluição? Os dados do Boletim Epidemiológico AIDS/DST 2008 mostram que, de 1980 a junho de 2008, foram registrados 506.499 casos de AIDS no Brasil. Durante esses anos, 205.409 mortes ocorreram em decorrência doença.
E por que as novelas e filmes continuam incitando à prática sexual inconseqüente e sem preservativo em horários inoportunos? Será que a gripe suína que matou, lembro, aproximadamente 40 pessoas, deve ser um alarde nas proporções que temos observado?
Dispensar as aulas é outra medida paliativa, não resolve problema algum! É tapar o Sol com uma peneira. Os alunos não ficarão confinados em suas casas, eles continuarão de férias brincando nas praças, entupindo os shoppings, viajando, entre outras atividades coletivas. Nada garante que se reduza o risco de propagação da gripe. Aliás, o governo do Estado de São Paulo cogitou o fechamento de shoppings, supermercados, grandes lojas de departamento para evitar que as pessoas se aglomerem em locais fechados? E bares, restaurantes, boates terão os mesmos procedimentos?
Mais uma vez a população é manobrada por interesses políticos! Por interesses de uma falsa mídia que “educa” seus consumidores! Uma mídia que está preocupada em vender produtos, enganar e trazer insegurança à população.
O que poderia ajudar neste momento, seria um meio de comunicação de massa eficiente, de qualidade e que respeitasse mais as pessoas! É preciso ética! O que permite uma redução de doenças é um ensino de boa qualidade (professores bem remunerados, condições dignas de trabalho em escolas, enfim prioridades na política educacional do nosso país).

Nenhum comentário: