TERAPIA

Promoção Social realiza programa de humanização




Rotary – participantes durante as atividades que incluem exercícios corporais de expressão e relaxamento

A Secretaria Municipal da Promoção Social está proporcionando encontro entre profissionais de saúde e de assistência social como parte de um programa de humanização dos funcionários, por meio de vivências terapêuticas. Participam das atividades 42 profissionais dos setores de saúde (Saúde da Mulher, PSF, Saúde Mental) e da Secretaria de Promoção Social.
O programa está sob coordenação do professor doutor Adalberto de Paula Barreto, criador da terapia comunitária, com a equipe do Pólo Formador de Terapia Comunitária de Araraquara, as psicólogas Josefa Emília Lopes Ruiz e Taísa Borges de Souza, pela fonoaudióloga Morgana Murcia Ortega e pela assistente social Mari Elaine Leonel Teixeira.
“O objetivo do programa é cuidar das pessoas que cuidam de outras pessoas”, diz a secretária municipal de Promoção Social Rosângela Tinti Lopes, explicando que o programa procura trabalhar a auto-estima, o auto conhecimento dos participantes, para combater problemas como ansiedade, estresse, insegurança. “A idéia é fortalecer o profissional como ser humano, o que vai se refletir também no atendimento aos usuários” comenta.
Nas atividades os participantes são motivados a dialogar sobre seus próprios problemas e trocam experiências, através de vivências dinâmicas que incluem exercícios corporais de expressão e relaxamento.
Conforme lembra a secretária de Promoção Social, o coordenador dos trabalhos tem renome nacional e internacional na área da terapia comunitária. Há 20 anos, Adalberto de Paula Barreto criou um projeto de Terapia Comunitária para comunidades carentes do Ceará. “Ele é coordenador do Projeto Quatro Varas, em Fortaleza, onde privilegia a experiência coletiva, a valorização da cultura de cada indivíduo, a experiência do outro, além de valorizar as redes sociais, respeitando e valorizando a diversidade cultural e acadêmica”, explica.
Na tarde do dia 22, populares que integram os núcleos de Terapia Comunitária em bairros da cidade participaram do encontro junto com os profissionais da Promoção Social e da área de Saúde.
O projeto de Terapia Comunitária criado por Barreto foi aprovado pelo Ministério da Saúde como política de prevenção à saúde mental.
Em São José do Rio Pardo, a Secretaria de Promoção Social realiza atividades dentro dessa temática em núcleos no Vale do Redentor, Carlos Cassucci e na própria Promoção Social, através das terapeutas Rosângela Tinti e Fabiana Andreazzi.
Mais informações sobre dos programas de Terapia Comunitária desenvolvidos pela Promoção Social podem ser obtidas através dos telefones (19) 3608-3049 e 3681-5606.

Nenhum comentário: