MÚSICA


The Beatles

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Se você for a qualquer lugar do mundo e perguntar para qualquer pessoa, não importa se é criança, adolescente, adulto, etc., qual a banda mais famosa do universo, a resposta será sempre única: Beatles, Beatles, Beatles!
Há 37 anos, desmanchava-se o grupo de rock mais importante e influente da história da música. Liverpool foi o cenário da grande façanha musical, que revolucionou o mundo com seus acordes de guitarra que iam além do mero acompanhamento orquestral. Foram eles, senhoras e senhores, os primeiros a pisar nesse território até então novíssimo.
Por esse motivo, suas composições nunca morreram.
Acabou de sair do forno o filme Across the Universe, de Julie Taymor. O longa tem como pano de fundo o cenário psicodélico dos anos 60 e seus protagonistas recebem nome de músicas do grupo. São eles: Jude, Lucy, Jojo, Prudence e Sadie.
A história fala de valores da época, quebra de paradigmas, passeatas anti-Vietnã, drogas para “abrir” a mente e muita música (típico comportamento da década).
O elenco conta com nomes como Joe Cocker (lembram de sua inesquecível apresentação no Woodstock com a versão do sucesso dos Beatles “With a Little Help From My Friends”?), Bono Vox do U2, entre outros.
Por enquanto, o filme ainda está sendo exibido só na capital do estado, mas já é possível comprar pela Internet o CD com a trilha sonora, lançado pela Universal Music, com raras músicas dos Beatles. O próprio elenco (Evan Rachel Wood, Joe Anderson e Jim Sturgess) canta as canções.
Mas, para quem ainda prefere o puro som original dos quatro rapazes de Liverpool, está a venda as coletâneas remasterizadas “The Beatles 1962-1966”, mais conhecido como álbum vermelho, e “The Beatles 1967-1970”, o álbum azul.
Para os fãs, uma boa notícia: o preço está bem mais acessível. Lógico que há versões importadas mais caras, mas o que importa é continuar cultivando o mais inovador grupo do cenário do rock de todos os tempos.

Nenhum comentário: