SEGURANÇA

CONSEG fará campanha para uso do cinto

O Conselho Comunitário de Segurança de São José do Rio Pardo está discutindo o início de uma campanha de conscientização que terá por objetivo mobilizar toda a população sobre a necessidade de adotar diversos procedimentos para um trânsito mais seguro.
A iniciativa foi debatida pelos conselheiros na reunião da última quarta-feira (5), e a ação vai buscar parcerias com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, escolas, clubes de serviços, imprensa e iniciativa privada para atingir seus objetivos.
O início da campanha dependerá de acertos com a Secretaria de Trânsito e Prefeitura, quando então serão discutidas as formas de levar a ação para as ruas.
O que se pretende é disseminar a idéia e a obrigatoriedade do cinto através de folhetos, faixas, cartazes espalhados nos bairros e centro da cidade. O CONSEG quer, através desta campanha educativa, conscientizar os motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança, que pode evitar lesões graves e até a morte, no caso de acidentes de trânsito.
A proposta é fazer este trabalho de educação para o trânsito não apenas entre os motoristas mas também entre os pedestres, orientando-os a transitarem com segurança, seja nas calçadas seja utilizando as faixas de pedestres e respeitando os sinais de trânsito.
Os motoristas que trafegam sem o uso do equipamento de segurança e são flagrados pela Polícia Militar, já são multados e a com a campanha a fiscalização será intensificada.
Conforme prevê o Código Nacional de Trânsito, o uso do cinto de segurança é obrigatório também dentro das vias públicas da cidade, embora os motoristas das cidades do interior costumem utilizar o equipamento somente quando estão nas estradas. Vale lembrar que a falta do cinto é infração grave, que vale multa de R$ 127 reais, além de cinco pontos na Carteira de Habilitação.
Nos próximos dias deverão ser traçados os detalhes da campanha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho uma total perda de tempo pois este assunto compete a policia militar fiscalizar ja existindo o uso obrigatorio do mesmo.
Pesno como ex cidadao Rio Pardense em solucoes praticas voltadas a criminalidade e ao trafico de drogas que domina a cidade.
Carlos Alberto