MICROBACIAS

Produtores receberão mudas para recuperar matas ciliares

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu nesta semana cerca de 2.600 mudas de árvores de variadas espécies para atender ao programa de reflorestamento das microbacias hidrográficas.
As mudas foram doadas pelo Departamento de Sementes e Mudas Tietê, departamento da Coodenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e serão destinadas a três propriedades rurais na região do Sítio Novo, para o reflorestamento de áreas degradadas e de matas ciliares.
Segundo os engenheiros agrônomos Marco Antonio Perocco Dias e José Renato Gervásio, os produtores que fazem parte do programa de microbacias terão apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura para o reflorestamento das matas ciliares.
Além do incentivo à recuperação das áreas produtivas, o programa de microbacias incentiva a adoção de técnicas preservacionistas, como o plantio na palha, por exemplo, técnica utilizada por alguns produtores de cebola, como forma de evitar a erosão no solo.
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é o projeto do Governo do Estado de São Paulo, juntamente com o Banco Mundial, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da CATI.
A finalidade é promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, por meio da ampliação das oportunidades de ocupação, melhoria dos níveis de renda, maior produtividade geral das unidades de produção, redução dos custos e uma reorientação técnico-agronômica, visando o aumento do bem-estar das populações rurais.
Para isso existe um plano de ações como implantação de sistemas de produção agropecuária, a recuperação das áreas degradadas e preservação permanente, melhoria na qualidade e a quantidade das águas, com participação e envolvimento dos beneficiários (produtores amparados pelo projeto mediante termo de compromisso), e da sociedade. (F.T. – assessoria da Câmara Municipal)

Nenhum comentário: