Governo do Estado distribui livros com palavrões

O processo de desmantelamento da educação pelo governo tucano no Estado de São Paulo tem se aprofundado a cada ano. Iniciado por Mário Covas, ele ganhou forças com Geraldo Alckmin e agora está chegando ao ápice do descaso com José Serra. Definitivamente, a educação não é prioridade para o PSDB.
Já não bastasse o baixo índice de rendimento dos alunos nas avaliações de educação, agora o governo decidiu arruinar de vez publicando livros com termos impróprios e de conotação sexual para alunos de nove anos. Esse é o partido que sonha em administrar o país novamente – desta vez encabeçado pelo senhor Zé Serra.
É o segundo caso neste ano de problemas no material enviado às escolas. Em março deste, alunos da sexta série receberam livro em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa. Desta vez distribuiu as escolas um livro com conteúdo sexual e palavrões, para ser usado como material de apoio por alunos da terceira série do ensino fundamental.
A gestão José Serra (PSDB) afirmou que houve “falha” na escolha, pois o material é “inadequado para alunos desta idade”, e que já determinou o recolhimento da obra.
O livro (“Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol”) é recheado com expressões como “chupa rola”, “cu” e “chupava ela todinha”. São 11 histórias em quadrinhos, feitas por diferentes artistas, que abordam temas relacionados a futebol - algumas usam também conotação sexual. A editora Via Lettera afirma que a obra é voltada a adultos e adolescentes.
O material seria usado como apoio para a alfabetização dos estudantes, dentro do programa Ler e Escrever (uma das bandeiras do governo na educação). Nesse programa, os estudantes podem usar o material na biblioteca, na aula ou levar para casa.
Em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Angela Soligo, disse que os erros revelam um descuido do governo na preparação e escolha dos materiais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como assim baixo índice de rendimento dos alunos? Os professores do estado já não são proibidos de apresentar o baixo rendimento do aluno? E não ganham bônus para não apresentar o verdadeiro rendimento dos alunos? E não são perseguidos pelos diretores se apresentarem o baixo rendimento do aluno? Ainda tem baixo rendimento?