Emílio Antônio Duva
João Evangelista Belfort Duarte, maranhense nascido no dia 27 de novembro de 1883 e falecido na cidade de Campo Belo (MG) exatamente no dia em que completaria 35 anos, em 1918. O jovem atleta do início do século passado, pelo que consta, foi também estudante de Engenharia. Um dos nomes mais expressivas do futebol brasileiro, pois graças ao seu caráter e honestidade, emprestou seu honrado nome ao premio para o atleta disciplinado. Melhor dizendo, aquele jogador que num período de 200 jogos, não tivesse nenhuma punição passava a ser merecedor do prêmio.
Pepe, Félix, Didi (o Folha Seca), Alex (zagueiro do América do Rio), (Orlando Gato Preto (goleiro da Portuguesa) e Telê Santana foram alguns merecedores de tal mérito.
Seu nome também foi dado ao antigo estádio do Coritiba, na capital paranaense, atualmente reformulado e com o nome de Couto Pereira.
Nosso homenageado foi um dos fundadores da Associação Atletic Mackenzie College, em São Paulo. Tempo depois seguiu para o Rio de Janeiro para defender o América. Na sua chegada já retira a cor preta do clube e introduz o vermelho. Assim o clube passa a ter as cores branca e vermelha como símbolo “Ameriquinha do Rio”.
Num dos jogos do América, ele fez com que o arbitro da partida anulasse um gol seu, marcado de forma irregular. Por causa dessa passagem, foi criado o troféu Belford Duarte. O troféu chegou a ser extinto nos anos 80, mas a Rede Globo novamente o instituiu para as disputas futebolísticas e, principalmente para o esporte amador.
Hoje o mundo está assustado e ameaçado pela gripe suína – nada a ver com a torcida do palmeiras -, mas na época de Belfort Duarte, a temível gripe espanhola dizimou parte da população mundial. Nosso homenageado, naquele período foi curar-se deste mal na cidade de Campo Belo e em condições estranhas foi assassinado em 1918. Vale lembrar que a Confederação Brasileira de Futebol, a Rede Globo de televisão e o futebol brasileiro devem muito a Belfort Duarte.
Eu e o Futebol: A Bola e a gripe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário