Agricultores rio-pardenses montam cooperativa

Foram necessários apenas dois meses para que cerca de 20 agricultores rio-pardenses montassem a Coopardo - Cooperativa Agropecuária de São José do Rio Pardo. A nova entidade já tem o CNPJ e conta agora com algo em torno de 60 cooperados. E já está em andamento a parceria da nova cooperativa com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), empresa do Governo Federal encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, para inclusão dos associados no Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar.
Com o apoio do Prefeito João Luís Cunha, a Secretaria Municipal de Agricultura e os agricultores da Feira do Produtor decidiram fundar, no dia 3 de março, a nova cooperativa para auxiliar e incentivar a agricultura familiar. Em no recinto da Feira, foi criada a “Coopardo” (Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São José do Rio Pardo e Região), opção tomada ao invés de uma associação, para facilitar a comercialização dos produtos, informou na ocasião Secretário de Agricultura Toninho Ferreira.
“A Cooperativa surgiu para valorizar o agricultor familiar, por isso, de início a prioridade é o pequeno produtor. Daqui a algum tempo, a Coopardo irá atender a todos os produtores”, disse o Toninho. O agricultor familiar é aquele que possui o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e que tenha no máximo 4 módulos fiscais, cada módulo equivalente a 22 hectares, ou seja, no máximo 88 hectares.
Na opinião do agricultor Airton Feltran, “a idéia da cooperativa é muito boa. Um produtor não tem a mesma força que 30 produtores unidos”.
“Quanto mais eles se unirem, mais força conseguem ter, principalmente na hora de fazer uma compra em conjunto. Por meio da cooperativa, os insumos sairão por um custo menor”, disse o secretário da Agricultura.
A primeira diretoria da Coopardo é presidida por Tabajara de Campos Silva, sendo vice-presidente Denilson Antônio Canavesi e vogal, Ademir Vedovato.

Nenhum comentário: