Esporte: O atrativo e o atrator


Rafael Kocian - professor de Educação Física

Quando pensamos no esporte atual não podemos perder de vista o fato de que o esporte deixou de ser uma atividade com um fim em si mesmo. Passou a ter forte concepção de espetáculo e consequentemente um atrativo comercial, seja para patrocinadores, investidores e torcedores. Deve ser por esse motivo que cada vez mais quem assiste a um jogo ou exibição está mais e mais exigente.
Vale notar que nas últimas rodadas do campeonato paulista de futebol o público tem crescido, em especial nos jogos dos grandes clubes que disputam uma vaga na semifinal, mas também no dos clubes não tão populares, mas que fogem da degola do rebaixamento. A torcida tem papel importante em momentos decisivos, positivamente ou negativamente, isso não significa que casa cheia ganhe jogo, mas se a torcida for utilizada de maneira favorável, pode ajudar e muito. Interessante também que a presença de torcida não está diretamente relacionada com a conquista de vitórias ou espetáculo, vale lembrar o caso do Corinthians quando estava 23 anos na fila de espera por um título, seus jogos lotavam, ou então prestes a cair para série B que a torcida marcava presença e protestava. Em jogos normais ou finais a fiel torcida corintiana marca presença, vale pensar será que o Corinthians é um time que tem torcida ou uma torcida que tem um time?
Com a torcida do São Paulo verificamos que ela também é fiel ao clube, mas em partidas da Libertadores da América, o título mais cobiçado pelos clubes brasileiros no ano. A torcida do Santos, ao menos esse ano, compareceu em maior número quando o time jogou em São Paulo, no Pacaembu, do que em seu próprio estádio a Vila Belmiro, em Santos. O fato é que o correm situações especiais que levam o torcedor a querer marcar presença na partida, seja a presença do Ronaldo, jogando bem ou não, seja a vinda de, Bernardinho ou Maurren Magi, todos ídolos do esporte para você, para nós ou para outros. Quando o atrativo abaixa ou não existe, organizadores tentam mudar algo para tornar o evento mais popular e consequentemente atrair mais patrocínio, é o caso da nova fórmula 1, com novas regras se tornou mais interessante.
Agora vale repensar alguns conceitos, antigamente um jogo de seleção brasileira de futebol parava o país e ingressos esgotavam rapidamente, pelo balanço publicado no site da CBF, algo não vai bem. Nas três últimas partidas do Brasil em casa tivemos: 32% do estádio Engenhão vazio no jogo contra a Bolívia, 41% do Maracanã vazio contra a Colômbia e por fim, 40% do estádio Beira-Rio a ver navios contra o Peru. É de se pensar no que está acontecendo!

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