1808 – Uma história bem brasileira


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Imaginem a principal parte da história do Brasil, juntamente com fatos que abalaram o mundo todo sendo narrados por um jornalista? Pois é assim que Laurentino Gomes, um jornalista, escreveu diretamente e em relativamente pequenos tópicos, a chegada da família Real no Brasil em 1808.
Esse livro, que hoje é um dos mais vendidos no país, relata de forma didática, um dos acontecimentos mais importantes e interessantes da história do país e do mundo. Numa época em que Napoleão e seu invencível exército conquistavam vasto território no globo e ameaçavam o trono de Portugal, o Brasil, até então uma terra semi- descoberta, mergulhada no distante mundo novo, era apenas uma fonte de riqueza da corte.
Relatando toda a jornada passo- a- passo da aventura vivida por D. João VI e a princesa Carlota Joaquina, ele mostra, através de documentos históricos, toda a verdade de personagens tão pitorescos e caricatos da nossa origem. Há capítulos em que nos assustamos com o pensamento da época, há outros em que nos deliciamos com as curiosidades contadas (reparem quando relatos mostram a personalidade amedrontada e até um pouco submissa diante de algumas situações do obeso príncipe regente D. João VI). Há partes que realmente são hilárias. Acreditem se quiser (e sei que vou antecipar um pouco a leitura), mas esse mesmo príncipe medroso foi o único homem do mundo que conseguiu enganar o imperador francês Napoleão Bonaparte. Contam, inclusive, que já no exílio da prisão o imperador escreveu suas memórias e, de tudo o que viveu só deixou uma única frase para D. João: “esse foi o único homem que me enganou”.
Sem dúvidas, essa obra faz jus ao seu sucesso de vendas. É uma leitura agradável, interessante e surpreendentemente deliciosa. Como a própria capa cita, narra uma história de “como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.”

Nenhum comentário: