Sem Terras seguem para Casa Branca


Famílias de sem terra da Federação da Agricultura Familiar (FAF) durante a desocupação das margens da SP-340 em Aguaí

O grupo de sem terra da Federação da Agricultura Familiar (FAF), ligado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) que havia invadido uma área na SP-340 em Aguaí na semana passada, por determinação judicial desocupou o local, mas invadiu outra área em Casa Branca.
O grupo, de mais de 250 pessoas, receberam uma notificação do juiz de Aguaí no sábado, 23, ordenando a desocupação da área em um prazo de dez dias.
No entanto, após um acidente ocorrido na rodovia próximo ao local da invasão, o juiz emitiu nova ordem que dava o prazo de 24 horas para a desocupação do local, sob pena de uso da força policial para o cumprimento. O prazo se encerrou na quinta-feira às 15 horas e a desocupação ocorreu sem tumulto.
O grupo de Sem Terra continua na região, pois de Aguaí eles seguiram para Casa Branca onde invadiram uma estrada municipal.
O movimento pela revitalização da agricultura familiar, de iniciativa da FAF tem tomado proporções gigantescas, e esta se organizando em todos os estados, é forte em Mato Grosso e São Paulo.
Segundo Nivaldo Gomes, coordenador da invasão, a intenção do grupo é ocupar uma área de litígio de mais de 35 mil hectares, pertencentes a diversos proprietários rurais.
Dentre elas está a propriedade de 4.500 hectares pertencentes ao ex-prefeito de Aguaí Sebastião Biazzo.
Segundo o coordenador da FAF, a área esta em litígio há mais de 30 anos e os que ocupam a terra são posseiros. O INCRA tem desapropriado áreas em litígio por todo Brasil para assentar famílias da agricultura familiar.

Nenhum comentário: