Pólo Avançado comemora três anos


Concerto no Centro Cultural Ítalo Brasileiro

Em 1º de junho de 2006, aconteciam os primeiros testes seletivos para ingresso de alunos ao recém criado Pólo Avançado de São José do Rio Pardo, uma extensão do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria de Estado da Cultura. Para comemorar a data, uma intensa programação foi organizada no município. Ela deve acontecer até o mês de agosto.
A “abertura” das comemorações do terceiro ano do Pólo Avançado de São José do Rio Pardo foi realizada no último dia 1º, com concerto de música de câmara no Salão Nobre do Centro Cultural Ítalo Brasileiro. O concerto faz parte do projeto “Conhecendo Música de Câmara”, realizado pelos professores do Pólo sob coordenação do professor de piano correpetidor Benedicto Gurgel Junior. O concerto inicial atraiu cerca de 130 pessoas, que acompanhou um programa que incluiu de música barroca à contemporânea. Apresentaram-se os professores Juliano Barreto (trompete, em Andante e Allegro, de Ropartz), Leonardo P. Sanchez (sax tenor, com a Sonata em Fá Maior, de Handel), Anderson Castaldi (violino, com as peças Sonatina in Sol, de Dvorak, e Cantabile de Paganini), Leonardo G. de Faria (flauta, com Fantasia, de Doppler, e Evocação, de Pattápio Silva), Marcel R. Villa (sax alto, com Aragon, de Henry Busser), David Muneratto (contrabaixo, com Valsa Miniatura e segundo movimento de Do Bottessini) e Juliana Coli (soprano, com as peças Dona Janaina, de Mignoni, Acalanto da Rosa, de Santoro, e Gretchen Am Spinnrade, de Shubert). O professor Tom Zé Bortoloto encerrou o programa com o Grupo de Percussão executando a peça Três Miniaturas Brasileiras, de Osvaldo Lacerda.
O concerto contou com o apoio do Departamento de Esportes e Cultura e do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, que disponibilizou seu salão para apresentações ao longo do ano.
O projeto “Conhecendo Música de Câmara” continuará ao longo de todo o ano. Os próximos concertos estão marcados para os dias 29 de Junho no teatro da Fábrica de Expressão – “Uma flauta e obras brasileiras”, com os professores Leonardo G. de Faria (flauta) e Benedicto B. Gurgel Jr (piano). O último concerto do semestre será no Salão Nobre do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro com a apresentação da Orquestra de Cordas, Octeto de Flautas e Sexteto de Metais. Hoje, o Pólo conta com 236 alunos de 32 cidades do leste paulista e sul de Minas Gerais. Oferece cursos nas áreas de sopros, cordas e percussão. Apesar do pouco tempo de existência, possui uma grande orquestra de sopros (Banda Sinfônica) com 74 componentes, uma orquestra de cordas com 32 componentes, um octeto de cordas e outro de flautas, um sexteto de metais e está iniciando a formação de uma big band.

Nenhum comentário: