Encerrada a Semana do Meio Ambiente


Professor Aloísio Calsoni Bozzini, Bibo, na Faculdade Euclides da Cunha (FEUC)

Com o passeio ecológico, a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente encerraram na manhã de sexta-feira, 5, as comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2009. O passeio ocorreu a partir das 11h pela Área de Lazer, com participação da Casa de Cultura e Cidadania e da Policia Militar Ambiental.
Antes do passeio, o professor Aloísio Calsoni Bozzini, Bibo, esteve na Unidade II da FEUC, proferindo a palestra “Conhecer para preservar” para alunos do Projeto Educar (Cursinho da FEUC). Na segunda-feira, 1° de junho, o professor Bibo abriu os trabalhos da 9ª Semana de Meio Ambiente da FEUC.
A semana integrada entre a FEUC Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, também e denominada Rio Pardo Vivo, contou com palestras, debates a partir de vídeos, oficinas, plantio de centenas de árvores, e envolveu crianças, jovens e adultos. A abertura do evento aconteceu na Casa de Cultura e Cidadania na segunda-feira e neste sábado ainda acontecem dois eventos.
Segundo a diretora da FEUC, Isabela Custódio Talora Bozzini, a parceria teve intuito de ampliar as discussões na área ambiental e trazer diferentes iniciativas que pudessem atender a diferentes públicos. O evento contou com grande envolvimento do Diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada, da Secretaria de Agricultura e também dos departamentos da faculdade.
Na FEUC - A Faculdade Euclides da Cunha abriu na segunda-feira, 1º, a sua 9ª Semana de Meio Ambiente com a palestra do professor Aloísio Calsoni Bozzini, Bibo. A palestra foi realizada no Salão Nobre da Instituição e o tema foi “Análise ambiental no município de São José do Rio Pardo e região”. Bibo, além da formação em biologia, é graduado em direito com mestrado em gestão ambiental pela Unesp.
Durante sua fala, procurou enfatizar a importância de se preservar a biodiversidade de nossa região – fauna e flora. Mostrou que a região é de transição entre a Mata Atlântica e o Serrado, por isso possuí uma grande diversidade de animais e de plantas. Falou da influência climática sobre o comportamento humano e citou exemplo das ilhas de calor nas zonas urbanas, onde há mudanças sintomáticas de “estado de espírito das pessoas”, tudo isso devido os aumentos de temperatura. Mostrou a riqueza das espécies e também o impacto que se causa quando não se protege as florestas, rios e os animais. Na terça-feira foi a vez da professora Leiri Valentin. Ela falou sobre “O trabalho educativo com valores”. Sua palestra foi dividida em dois momentos; no primeiro através do termo “avaliação do milênio” mostrou que as mudanças dos últimos 50 anos aconteceram mais rapidamente do que todas as mudanças ocorridas ao longo da história da humanidade. Por fim, estabeleceu que a caminhada rumo um planeta mais harmonioso e sustentável está na necessidade do enfrentamento do dialético crescimento econômico versos preservação ambiental. A superação do entrave para um mundo melhor, segundo ela, está na necessidade de encontrarmos um mundo menos consumista e mais humano. Já na segunda parte de sua palestra, Leiri tratou do tema bastante discutido nas escolas, a “Educação Ambiental”.
Contou que por muito tempo a escola foi um lugar de simples transmissão de pensamento e por isso, segundo ela, hoje o mundo está nas mãos de analfabetos sociais. De acordo com a palestrante, as escolas não têm compromisso com a formação humana. “As instituições de ensino são locais que devem colaborar para a construção do aluno e questões como os valores, a moral, a ética e o sentimento afetivo devem ser trabalhados constantemente”. É dessa forma, segunda ela, que se estabelecem as relações ao longo da vida.
As atividades na FEUC encerraram na noite de quarta-feira, 10, com as Oficinas/Vivências. No Salão de Eventos da instituição os alunos do curso de Geografia ensinaram como fazer Sabão com resto de óleo de cozinha; enquanto isso, em outras salas, ocorria às oficinas: As diferentes visões de Meio Ambiente na Literatura, coordenado pelo curso de Letras; Confecção de brinquedos com material reaproveitável, pelo curso de Artes; - Reaproveitamento de Alimentos, pelo curso de Biologia e, no final, houve apresentação dos alunos da Educação Física fazendo rapel na fachada do prédio da Faculdade.
No entanto, os plantios de árvores, mostra de vídeo e palestras continuaram sendo realizados em vários pontos da cidade pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Nenhum comentário: