Telecentro auxilia rio-pardenses no Sítio Novo


Além da inclusão digital, o Telecentro “Vicente Orfei”, inaugurado pela Prefeitura em dezembro do ano passado no Sítio Novo, também está auxiliando os rio-pardenses sobre diversos assuntos no campo.
Muita gente está utilizando o espaço, que foi totalmente adaptado para os usuários, com sala climatizada, sistema CFTV (monitoramento), para fazer pesquisas, inclusive os agricultores.
“O telecentro ajuda os produtores rurais a acompanharem notícias sobre os produtos agrícolas, principalmente preços dos alimentos, além de dados sobre previsão do tempo, os quais podem ser obtidos gratuitamente com a utilização da Internet”, destacou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Ferreira. Outro público que costuma frequentar bastante o local são os jovens, principalmente para pesquisar assuntos de interesse, além de se comunicarem virtualmente pelos programas on line. Nestas férias, as crianças também estão usufruindo do telecentro.
“Antes da inauguração do telecentro eu tinha que ir até o centro da cidade para usar uma Lan House e poder fazer minhas pesquisas escolares. Com o telecentro aqui poderei realizar estas pesquisas pertinho da minha casa, e também não vou precisar pagar para imprimir meus trabalhos”, disse a estudante Brenda Mansano, de 15 anos. Os irmãos Breno, 11, Taina, 12 e Amanda da Costa Lima, 10, também estão satisfeitos com a oportunidade de navegar pela internet gratuitamente e perto de casa. Eles afirmaram que não têm computador em casa e que não sabiam usar a internet, porém agora já aprenderam a lidar com mais esta ferramenta de aprendizado.
Importante destacar que durante o período em que o telecentro funciona, de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, o acesso à internet é monitorado por alunas do Centro Paula Souza.
“Monitoramos tudo que os jovens e as crianças acessam para segurança de todos”, disse a monitora Naiara Azarias Mansano.

Nenhum comentário: