Agricultores assinam convênio para aquisição de alimentos


Feira do Produtor - Agricultores e familiares acompanharam o lançamento do Programa de Aquisição de Alimento

Na noite de sexta-feira, 22, a Prefeitura de São José do Rio Pardo, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Cooperativa Agropecuária de São José do Rio Pardo (COOPARDENSE), lançou oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A assinatura do convênio aconteceu na Feira do Produtor e contou com a presença dos 70 agricultores da COOPARDENSE – os quais serão beneficiados pelo PAA, além dos vereadores, secretários e diretores municipais e demais autoridades, entre elas representantes do Sindicato do Comércio Varejista da Região de São José do Rio Pardo e Banco do Brasil. O prefeito de Divinolândia, João Sebastião Almeida (Ico) também esteve presente.
O convênio, no valor de R$ 280 mil foi assinado pelo prefeito João Luís Cunha, pelo Superintendente Regional da CONAB, Ariovaldo José dos Santos, e pelo presidente da COOPARDENSE, Tabajara de Campos Silva.
O PAA é considerado como uma das principais ações estruturantes do programa Fome Zero, do Governo Federal, e constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Ele é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e composto ainda pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Fazenda e Ministério da Educação. A CONAB, no caso, está ligada ao Ministério da Agricultura.

O Programa
Segundo informações do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Ferreira, “cada um dos 70 produtores venderá seus produtos de acordo com o preço tabelado pela CONAB, com a garantia dos R$ 4 mil por ano. Esses alimentos serão comprados pela Companhia, a qual os doará para entidades assistenciais e escolas municipais”.
“A implantação do Programa é um marco para a cidade, pois além do fortalecimento da agricultura familiar, os produtores poderão ter a certeza de que realmente estarão contribuindo, sabendo que suas produções agrícolas serão destinadas àqueles que mais precisam, como entidades assistenciais, além das escolas”, destacou Toninho Ferreira.
Sobre o destino destes alimentos, Ariovaldo da CONAB destacou que a Companhia já trabalha há anos nesta área social. “Inclusive temos certeza que o PAA terá todas as condições de atender os pequenos produtores e crescer, aumentando o número de cooperados...”, disse.
No final, o prefeito fez um pedido aos produtores beneficiados para que chamassem seus companheiros para participar da cooperativa e do Programa.

Nenhum comentário: