Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com
É inacreditável, mas eles estão aqui de novo! Apesar dessa enxurrada de shows internacionais de grandes bandas nas maiores capitais brasileiras, o palco tupiniquim nunca mais será o mesmo depois que esses vovôs do rock progressivo aterrissaram na nossa terra.
Formada em 1969, a banda nasceu nos Países Baixos e foi fundada pelo organista e flautista Thijs van Leer, quem compôs a maioria das canções. Seu estilo original vai do progressivo ao erudito em segundos, e essa é a grande marca do grupo. A obra mais famosa gravada é um grande clássico do rock: Hocus Pocus é um som cheio de guitarra e interlúdios de vocal falsete que dura mais de 6 minutos. É uma obra prima com estilo.
O auge da fama ocorreu nos anos 70 (embora tenham feito muito menos sucesso do que realmente mereciam). Nos anos 80 houve um reencontro entre os músicos, mas apenas temporária e meteórica. Essa fase não foi muito significante na vendagem de LPs. O álbum Focus não decolou e os rapazes continuaram no ostracismo.
Então, finalmente, em 2001, voltaram com tudo (dentro dos limites do sucesso que uma banda não - comercial consegue atingir. Realizaram turnê mundial e o grande e saudoso público reapareceu. A discografia de peso é composta pelos seguintes títulos: In and out of Focus (1971), Moving Waves (1971), Focus III (1972), Hamburger Concerto (1974), Mother Focus (1975), Ship of Memories (1977), Focus com Proby (1978), Focus (1985), Hocus Pocus (1994), Focus 8 (2003) e Focus 9 (2006), além dos gravados ao vivo Focus at the Rainbow (1973) e Live at the BBC (2004). Quem ainda não conhece e gosta do “diferente”, deve procurar.
O show aqui no nosso território aconteceu nessa na terça-feira, 9, em São Paulo. Esse foi o encerramento da turnê pelo país. Sem dúvidas, um nome de peso no cenário musical, independente do sucesso na mídia. Vale a pena conhecer.
Antecipando um pouco, aguardem fãs do Aerosmith, porque logo eles estarão por aqui também. Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. Conheça o novo site de I Love Messenger.
Banda Focus no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário