Homenagem ao Dia do Enfermeiro



Stela Márcia Draib Gervásio
Enfermeira Graduada pela Escola De Enfermagem Wenceslau Brás – Itajubá
Pós Graduada em Enfermagem Médico Cirúrgica
Pós Graduada em Enfermagem Obstétrica
Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho
Mestranda em Enfermagem

O Dia do Enfermeiro foi estabelecido pelo presidente Getúlio Vargas, em 1938, como uma homenagem a Florence Nightingale

A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix” que significa Mãe e do verbo “nutrire” que tem como significado, criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram se transformando na palavra NURSE, que traduzido para o português, significa Enfermeira.
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale ( nascida 12/05/1820 ), fundadora da Enfermagem Moderna no mundo.
No Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares e que faleceu em 20 de Maio, motivo da Semana de Enfermagem no Brasil, extender-se até o dia 20.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e entre os séculos V e VIII a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. A evolução do trabalho associado ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI a enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra. A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA ( American Nurses Association) define a Enfermagem como: uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente.
Uma equipe de enfermagem é composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, sendo que o enfermeiro é o responsável pela coordenação da equipe.
O enfermeiro é um profissional com formação universitária, responsável pelo planejamento da assistência que será prestada ao paciente. É o responsável pelo gerenciamento dos recursos que envolvem essa assistência.
O técnico de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 2º grau completo e o curso de técnico de enfermagem.
O auxiliar de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 1º grau completo e o curso de auxiliar de enfermagem.
Todos os profissionais da equipe de enfermagem, devem ter seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado onde desenvolvem suas atividades profissionais. A lei do exercício que regulamenta suas ações é a Lei nº 7.498, de 25/6/1986.
Leiam a Incumbência do ENFERMEIRO, por LEI:
Art. 8º - Ao enfermeiro incumbe:
I - privativamente:
a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;
b) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem;
d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;
e) consulta de Enfermagem;
f) prescrição da assistência de Enfermagem;
g) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.
Parabéns a TODOS Profissionais Enfermeiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

velho, na boa. Essa coordenadora é um cu!

Anônimo disse...

aaaaah, a pior coordenadora que eu já vi