Artigo: Ciranda de Pedra, você sabia que é um livro?



Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Não sou adepta de telenovelas, talvez a falta de tempo para acompanhar todos os capítulos ou mesmo a impaciência com a previsibilidade das histórias tornem esse tipo de entretenimento entediante.
Entretanto, me emocionou quando vi o anúncio na TV da nova obra a ser apresentada: Ciranda de Pedra.
Para quem não conhece, esta é uma história antiga, escrita e publicada pela doce Lygia Fagundes Telles em 1954 (se não me falha a memória).
É a narrativa da vida das três irmãs que moram em casas separadas: Bruna, Otávia e a sofrida protagonista Virgínia. Fala de valores, família, união, separação, força, coragem (lembro que li quando era adolescente. Foi um livro muito importante nessa fase).
É de uma delicadeza com um misto de agonia tão perfeitos que chegam a causar situações de dor e afeto no leitor. Narra um mundo onde valores morais estão se desfazendo, onde o mundo da alta sociedade está ruindo. Eis aí um grande dilema: como sobreviver a tudo? Como tirar lições e aprender com a dor, desilusão e descrença nas pessoas?
Tudo isso faz desse livro uma história única que todo mundo deveria ler em algum momento da vida. Mas, como sei que, infelizmente, leitura é sinônimo de punição para muitos brasileiros, eis aí uma grande oportunidade de acompanhar a história.
Mas, resta-nos saber o que a televisão vai fazer com essa obra (espero que consiga transmitir a mensagem da forma mais fiel possível).

Curiosidades: publicado em 1954 a 1ª edição, foi uma história tão aclamada que o grande Drummond chamou a obra de “pura flor cujo perfume impregna o ar”. Foi publicada no Brasil e exterior. Para conhecer mais a autora, leiam outro romance que merece elogios: “As meninas”.

Nenhum comentário: