Capitania dos Portos promoverá habilitação para amadores

Apenas a vontade de sair mundo afora em um barco não é suficiente para ingressar na arte da navegação. De jet ski a iates, quem quer dirigir qualquer embarcação é obrigado a ter uma carteira de habilitação, como acontece com automóveis. A fiscalização para o cumprimento da lei é feita pela Marinha Brasileira. Para os interessados, o primeiro passo é conseguir a carteira de Arrais Amador, concedida pela Capitania dos Portos do Estado. A carteira é a prova que o condutor da embarcação possui as condições necessárias para a tarefa. Com ela é permitida a condução de embarcações para esporte e lazer em águas abrigadas ou de interior de porto, como rios, lagos, canais e praias, em até meia milha náutica (aproximadamente 926 metros) da costa brasileira. A permissão tem o prazo de dez anos, pode ser renovada e é aceita na maioria dos países.
Entre as matérias envolvidas estão: Navegação Astronômica (menos utilizada hoje em dia, por causa dos aparelhos eletrônicos, mas historicamente foi a maneira mais aplicada), Navegação Eletrônica (com o auxílio do GPS e outros aparelhos), Estabilidade (correntes marítimas, manobras, etc.), Classificação das Embarcações, Noções de Sobrevivência e Meteorologia.
As pessoas interessadas em fazer o curso e tentar obter a habilitação poderá fazer a inscrição às 18h deste sábado, 17, no Hotel Alvorada, em Caconde. A Capitania dos Portos promoverá habilitação de amadores e regularização de embarcações. O curso será realizado na escola Fernando Magalhães. O pré-requisito principal é que o candidato tenha mais 18 anos ou mais.

Nenhum comentário: