Zoonoses intensificará combate ao caramujo e ao mosquito da dengue


O caramujo africano - Achatina fulica - alcança a maturidade aos 4 ou 5 meses

O Cento de Controle de Zoonoses vai incrementar o controle do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) e do caramujo africano Achatina fulica, que vem se espalhando em vários pontos da cidade. As ações estão programadas para o período de fevereiro a abril. Já está em andamento o treinamento dos funcionários no Centro de Saúde e durante esse mês, e em março se realiza o trabalho nos bairros e com avaliação da atividade e em março e abril novamente o trabalho no campo. Até o final do ano, será feita continuamente a avaliação e o monitoramento. São 31 os bairros de maior índice de infestação de Aedes e do caramujo
Além de médico sanitarista, medico veterinário, educadora em Saúde Pública e outros profissionais, 23 agentes de controle de vetores estarão executando as ações da campanha. Serão distribuídos 20 mil folhetos informativos para as populações a serem atingidas pelo programa, que abrangerá, além da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Obras e o Setor de Limpeza Pública.
Na segunda-feira, 2, o prefeito João Luís Cunha e o Secretário Municipal de Saúde, Waldemar Feltran Júnior, participaram do primeiro módulo de treinamento dos agentes.
O período chuvoso, do alto verão ao início do outono, é propício à proliferação do Aedes, cuja incidência já se deu em São José nos anos de 2005 a 2008. Além disso, esse ano aumentou significativamente o surgimento em imóveis e terrenos do caramujo africano.
O molusco é uma espécie extremamente prolífica. Alcança a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses. A fecundação é mútua, pois são hermafroditas; podem realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos por postura. É ativa no inverno, resistente ao frio e à seca. A praga foi introduzida no Brasil em duas ocasiões, a primeira pelo Paraná e a segunda pelo porto de Santos, há mais de 20 anos, como alternativa para o escargô, mas os projetos comerciais falharam e os caramujos se dispersaram, atingindo praticamente todas as regiões do país.

Nenhum comentário: