Várias oportunidades em concursos

IBGE prepara editais para 238 mil vagas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início aos trâmites necessários para a realização dos três concursos que oferecerão 238.268 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Na última semana, a assessoria de imprensa divulgou as novidades referentes a cada concurso. Confira a seguir.

Censo 2010
O maior número de vagas será para servidores que atuarão na realização do Censo 2010. Serão 200 mil oportunidades ao cargo de recenseador, 27 mil a agente censitário supervisor, 7 mil para agente censitário municipal, 400 a agente censitário regional, 2 mil para agente censitário administrativo, 1,5 mil a agente censitário de informática. A primeira função exige que o candidato tenha concluído o ensino fundamental e as demais, o ensino médio.
No momento, o IBGE elabora o edital para a abertura de concorrência para a contratação da empresa que será a responsável pelo concurso. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as vagas devem ser distribuídas entre todos os municípios brasileiros. No entanto, não há, ainda, uma definição sobre os salários das funções.
Os contratos serão por prazo determinado, variando de acordo com cada cargo. 

Censo Experimental
Para as vagas que atenderão ao Censo Experimental – uma prévia do Censo 2010, que será realizado ainda este ano – o IBGE definiu, recentemente, a Fundação Cesgranrio, do Rio de Janeiro, como a organizadora do concurso.
Serão oferecidas 225 vagas temporárias, distribuídas entre os seguintes cargos: recenseador (200), para candidatos com nível fundamental; agente censitário supervisor (20) e agente censitário municipal (5), para aqueles que possuem nível médio completo.
Próximo de Rio Pardo, as contratações serão realizadas na cidade de Rio Claro, um dos municípios onde é feito o Censo Experimental -, no entanto, para essas localidades, serão utilizados servidores que já atuam no IBGE.

Procuradoria de SP fará concurso para 100 vagas
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) foi autorizada a realizar concurso para o preenchimento de 100 vagas de procurador do estado. O cronograma do concurso deve ser divulgado em breve. O último concurso do órgão à carreira aconteceu em 2005 e também ofereceu 100 oportunidades. 
O concurso foi organizado pela Fundação Vunesp, e, para concorrer, era necessário que o candidato tivesse, entre outros requisitos, concluído o bacharelado em Direito. As inscrições custaram R$ 150.
A avaliação constou de duas provas escritas (uma objetiva, com questões de múltipla escolha, e outra dissertativa), prova oral e avaliação de títulos.
Para as provas objetiva e oral foram cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Tributário, Direitos Difusos e Coletivos, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Ética do Advogado. 
Para a prova dissertativa, esse mesmo conteúdo foi cobrado, com exceção das disciplinas de Direito Processual Civil e Ética do Advogado. Nesta etapa, os candidatos também tiveram que elaborar uma peça judicial, conforme o programa de Direito Processual Civil, com base em um problema prático envolvendo, no que diz respeito ao aspecto material, uma das demais matérias das provas objetiva e oral.

Nenhum comentário: