Sean Penn dá um mergulho na solidão


CAROL ORTIZ 
cacal.ortiz@hotmail.com

O ex-marido da cantora Madonna está novamente na direção de outro filme. Depois do sucesso de Sobre Meninos e Lobos, chegou a vez de Na Natureza Selvagem, um longa que se baseia na história real de Christopher McCandles, o jovem americano de 22 anos que foi ao encontro de novas experiências, em busca do seu verdadeiro eu no Alasca.
Chris, após terminar a faculdade, sai em busca de suas próprias verdades assim que doa todos os bens que possui, abandonando a família, amigos e tudo mais.
Esse fato, que também se encontra narrado em livro (inclusive com publicação no Brasil), aconteceu em 1992 e o diretor conseguiu fazer disso uma obra sensível e romântica. Quem nunca se imaginou largando tudo que possui para viver simplesmente só com a natureza ao redor?
O filme é muito bonito e o protagonista Emile Hirsch dá um show de interpretação. A trilha sonora ficou por conta de Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam), que acompanhou de perto toda a narrativa e desenrolar das filmagens. Uma das cenas mais marcantes é o encontro de Chris com um veterano de guerra, Ron Franz (Hal Holbrook, que recebeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante). Durante seu percurso, a personagem vai conhecendo lugares e pessoas que também estão na estrada, sofrendo, aprendendo e ensinando com os novos amigos. 
Mas, o que realmente faz o diferencial é o realismo (mesmo assim, ainda longe da obra original) da vida e do mundo. Não é tão simples viver sozinho, a mercê da natureza. Para isso, o diretor mostra abertamente o definhamento físico e talvez espiritual que Chris passa durante toda a sua saga e, apesar de tanta dor, é impossível não terminar a sessão com um espírito aventureiro tentando se libertar de nosso âmago profundo.

Um comentário:

FM disse...

Filme sensacional!!!!
Está na minha lista dos 10 mais da minha vida!
Embora eu seja suspeito para dizer isso, pois sou um cara muito afim de largar tudo e viver no mato.