MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Ano V - Edição 96 - São José do Rio Pardo - SP - 15 de novembro de 2008
Motociclista morre após colidir em ônibus no Vila Verde
A Yamaha prata conduzida por Eliel foi arrastada pelo ônibus da Lima e Lima por cerca de dez metros e ficou destruída
Um homem de 26 anos morreu na noite de segunda-feira, 10, em um acidente no bairro Vila Verde. Eliel Sandre Francisco bateu com sua moto Yamaha 125 contra um ônibus escolar da viação Lima e Lima Ltda. A colisão ocorreu às 23h15 no cruzamento das ruas Dinorah Tavares Righetti com a Alice Camilo Cassucci. Eliel foi socorrido por policiais militares e por uma ambulância do município, mas morreu antes de dar entrada ao Pronto-Socorro. A vítima morava no bairro Maria Boaro.
Vários moradores próximo ao local ouviram o barulho do impacto entre os veículos e saíram todos para saber o que havia ocorrido. Em seguida acionaram a ambulância e a presença da Polícia Militar. Minutos depois de ter dado entrada ao Pronto-Socorro chegou a informação aos militares que atendiam a ocorrência de que a vítima não havia resistido aos ferimentos. Segundo averiguações dos policiais, com a batida a vítima parou, mas a moto foi para de baixo do ônibus que a arrastou por cerca de dez metros – ficando totalmente danificada.
Até o fechamento desta edição, o jornal não havia conseguido informações da causa que resultou na morte de Eliel.
O fato
A falta de sinalização no bairro, já reivindicada há tempos pelos moradores daquela região, pode ter sido um dos fatores que contribuiu para que a tragédia ocorresse.
Segundo informações do motorista do ônibus, José Paulo Camargo, ele voltava do Sítio Novo, onde teria deixado alguns estudantes, e seguia pela Alice Camilo Cassucci, e ao chegar à Dinorah Tavares Righetti parou para que uma moto passasse, em seguida disse ele, continuou o seu trajeto, mas quando estava no meio do cruzamento das duas vias a moto de Eliel bateu próximo a roda traseira do lado esquerdo do ônibus. Paulo disse que a vítima estava correndo, pois quando foi atravessar não teria visto nenhum outro veículo se aproximar. A direção da Lima e Lima lamentou o fato, e disse ter sido o primeiro acidente no município envolvendo a empresa com vítima fatal.
Apesar da fatalidade, a direção informou que não houve falha do motorista já que no local, apesar de não haver sinalização, era do ônibus – segundo o artigo 29 do Código de Trânsito, em cruzamento sem sinalização a preferencial é de quem está à direita do motorista. Mesmo assim, a empresa disse que iria entrar em contato com a família da vítima.
João Luís Cunha em Brasília
SANEAMENTO - Após o encontro, a deputada levou João Luís para conhecer as atribuições da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Segundo informado pelo Prefeito eleito, São José do Rio Pardo tem apenas 2% do esgoto recolhido tratado, uma ameaça ao meio ambiente, que surpreendeu os representantes federais.
Esse foi o primeiro de muitos contatos que serão realizados – e já agendados por João Luís - com o Ministério das Cidades, sempre em busca de atrair recursos do governo federal.
Espaço de Inclusão já está em funcionamento
No local há uma oficina para fabricação de doces artesanais instalada pela Promoção Social. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O resultado é tão positivo que atende, no momento, 12 mulheres que já estão recebendo encomendas dos produtos.
Outra oficina a ser instalada, em breve será de trabalhos manuais, como bordados, costuras e artesanatos, por exemplo.
“Com este espaço, poderemos ampliar e melhorar o atendimento das famílias”, conta a secretária de Promoção Social Rosângela Tinti Lopes. O local é amplo, possui uma cozinha equipada, banheiros, sala para terapia em grupo e um grande salão para reuniões com os moradores.
Segundo Rosângela, atualmente no Profast residem mais de 70 famílias que totalizam aproximadamente 220 pessoas. Ela diz que a maioria dos moradores é de adultos e idosos, já que nos últimos anos o número de crianças e adolescentes residentes no núcleo diminuiu bastante em razão da transferência de famílias para outros projetos de moradia.
Para a coordenadora do espaço, Cacilda Benjamin Caruso, o espaço foi um grande avanço para a comunidade. A cozinha começou a funcionar em fase experimental no dia 30 de outubro, e no dia 3 de novembro começou a produção efetiva de doces e bolachas.
Cerca de 600 pessoas participaram do Filosofia em Debate
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes nos três dias de palestras. O psicólogo Carlos Eugênio, José Caetano Minus, mestre pela Universidade Gregoriana de Roma, e Dimas dos Reis Ribeiro, professor doutorando pela Unesp de Franca foram os palestrantes.
O evento contou com o apoio do Supermercado Fonseca, Sicca Imagem, Taba Veículos, Rede Maga de Serviços, e Secretaria de Turismo.
Segundo os organizadores, as palestras, dentre outras coisas, servem para que professores, estudantes e o cidadão como um todo, passe a refletir o mundo a partir de cada realidade; e que a reflexão passea a fazer parte do cotidiano do rio-pardense.
Aluno da Feuc lança livro
O autor de “A Coisa em Si”. André Plez
O poeta mocoquense André Plez, 28 anos, lançou na noite de quarta-feira, 12, o livro “Coisa em Si”. O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) com o apoio do Instituo Cultural Oswaldo Galotti e do grupo Amigos da Faculdade. A obra com 68 páginas e 61 poemas foi confeccionada pela editora Casa Nova, de São Paulo.
O evento foi embalado pelo som dos teclados de Maria Teresa Ratti de Oliveira, contou com a presença do diretor Jarbas Tavares dos Santos , da vice Isabela Custódio Talora Bozzini, de professores, amigos e muitos alunos.
Antes dos autógrafos, Plez chamou de indescritível “o sonho de uma criança que brincava de fazer quadrinhos se tornar realidade”.
O autor foi elogiado pela direção e pelos professores. “A Feuc fica envaidecida de ter um aluno tão dedicado e sensível à arte como o André”, disse o diretor Jarbas Tavares aos presentes. A vice, Isabela, também não poupou elogios: “é importante sabermos que têm alunos que nos superam, o André é um exemplo”.
André Plez é formando no curso de Letras e um compulsivo amante da linguagem e das palavras. Possui várias obras prontas para serem publicas, entre elas um romance, um conto e outros três livros de poesia, “A Coisa em Si” foi o quarto.
Plez conta que a poesia está além do significado verbal. “A rosa no meu poema é a própria rosa, com suas flores, perfume, cores e espinhos. A rosa é representada pela palavra. A palavra, por sua vez, é a própria rosa, é “A coisa em si”. “É a expressão do absoluto que só a poesia consegue registrar.
Associação de Catadores firma convênio
O prefeito João Santurbano se reuniu com representantes da Associação, a presidente Ana Lúcia Marques e a tesoureira Cleide Mara Marques. O encontro teve participação da secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Rosângela Tinti Lopes.
O convênio assinado nesta sexta é mais uma passo para a oficialização das ações da Associação Recicla São José, responsável pela coleta seletiva dos resíduos recicláveis produzidos pela população.
A Prefeitura oferece todo apoio ao programa de coleta desde que ele foi implantado, em 2004, fornecendo um caminhão para o transporte, motorista, combustível, galpão para os trabalhos e esteira para melhorar a separação dos materiais. Com este apoio, a Associação coleta em média 20 toneladas de materiais recicláveis por mês.
Criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social como um programa para geração e complementação de renda para famílias carentes, o Recicla São José tornou-se associação há poucos meses e conta atualmente com 18 pessoas no grupo, sendo a maioria mulheres, que mantém o sustento da família através deste trabalho.
Durante a reunião, Ana Lúcia e Cleide Mara aproveitaram para agradecer ao prefeito Santurbano e a secretária Rosângela pelo apoio dado ao programa de coleta seletiva.
Você está preparado para o mercado de trabalho?
Se queres colher a longo prazo, plante árvores
frutíferas; Mas se queres colher para sempre, treine e eduque o homem.” (Provérbio Chinês)
Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem e sabemos que muitas coisas ainda vão passar por alterações. Para se destacar no mercado de trabalho e ser um profissional requisitado, você precisa dominar os conhecimentos em sua área de atuação e, para isso, há apenas um caminho: estudo e atualização constantes. Não tem mistério.
Importante
Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área em que você atue. A informática é um deles, pois vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”, ela é uma “nova tecnologia” que usamos como conhecimento, e nos transforma em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho. Se você ainda não domina os fundamentos da informática, já está mais do que na hora de começar, nada “de ficar deixando para depois, “empurrando com a barriga”.
Mas, é preciso estudar bastante e, acima de tudo, colocar em prática o que você aprende. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e seletivo e não há vagas para enganadores.
Estamos vivendo a “era da informação, da velocidade e da orientação para resultados”.
Sem conhecimento = sem oportunidade de emprego.
Não deixe para começar amanhã, ou na segunda-feira, ou no ano que vem. Tome uma atitude hoje e comece a criar um futuro melhor para você! Pense nisso!
Elaine Tereza Franco
People Computação
Cheque especial tem juro mais alto em 5 anos
De acordo como llevantamento, a taxa média dos bancos pesquisados para empréstimo pessoal subiu de 6,04% ao mês em outubro para 6,15% ao mês. No cheque especial, as taxas passaram em média de 8,96% ao mês para 9,24% ao mês, a maior taxa desde julho de 2003 (9,27%).
Segundo a Fundação Procon, que pesquisou preços de dez bancos do Brasil, cinco elevaram o custo do empréstimo pessoal: Bradesco (de 5,47% para 5,99% a.m), Itaú (de 6,89% para 7,09% a.m), Real (de 7,95% para 8,15% a.m), Santander (de 5,90% para 6,00% a.m) e HSBC (de 4,82% para 4,85% a.m). Já no cheque especial, a elevação ocorreu em seis instituições: Bradesco (8,05% para 8,64% a.m), Real (9,28% para 9,85% a.m), Safra (11,79% para 12,30% a.m), HSBC (8,91% para 9,25% a.m), Unibanco (8,39% para 8,59% a.m) e Itaú (de 8,75% para 8,95% a.m.).
O encarecimento das taxas de crédito é um dos principais efeitos da crise no Brasil. “Não há dúvidas de que para o tomador de crédito, a situação piorou muito. As instituições financeiras decidiram apertar o crédito e as taxas de juros voltaram a subir de maneira expressiva. Se antes o cheque especial já era uma linha de crédito muito cara, agora se torna impraticável”, afirma comunicado da entidade, que recomenda cautela aos consumidores.
O BC tem tomado uma série de medidas para injetar mais dinheiro no mercado e combater a escassez de crédito, como a nova mudança nas regras do compulsório anunciada nesta quinta.
Noventa cidades do Estado de SP terão feriado no Dia da Consciência Negra
Em Campinas, o feriado poderá ser prolongado porque o dia 21 é ponto facultativo. A mesma regra vale para Santo André e Mauá. No Estado, 90 cidades vão comemorar com um feriado o Dia da Consciência Negra. O número é 164% maior do que no ano anterior, quando 34 prefeituras, entre as 645, reconheciam a data.
A quinta Marcha da Consciência Negra, com o tema 120 Anos da Abolição Inacabada, será realizada na Avenida Paulista. Quatro trios elétricos percorrerão o trajeto pela Rua da Consolação até o Vale do Anhangabaú. A concentração será às 11 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e a saída está prevista para as 12 horas.
No interior paulista, 17 municípios também terão programações próprias em homenagem à data. Santos pela primeira vez terá feriado da Consciência Negra. Durante a próxima semana, diversos eventos homenageiam a comunidade, incluindo exposições e workshops.
Haverá uma caminhada com saída da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 9 horas, e a apresentação da Escola de Samba X-9 Paulistana.
Assaltantes são surpreendidos com cofre do Banco do Brasil
Eles foram flagrados por policiais que faziam patrulhamento, no momento em que saíam do banco.
Wilian Elvis Benedito, de 31 anos, de Guararapes, Leandro de Santana, 21 anos, de Ribeirão Preto, e Leandro Alves, também de Ribeirão Preto, estavam utilizando um Gol, azul, placas BZP-1533 da cidade de São Paulo, para realizar o assalto. O veículo estava estacionado em frente à agência.
Durante averiguação nas proximidades da agência, os PMs encontraram escondido no jardim adjunto, parte do sistema de alarme do banco e, na calçada, uma bolsa de cor preta, contendo várias ferramentas. Os três, que têm passagens pela polícia de São Paulo, por homicídio, foram recolhidos na delegacia pública de Guaxupé depois de serem autuados na Delegacia por furto qualificado.
Ainda em Minas
Pelo menos 20 pessoas foram presas no final da manhã de domingo, 9, em Guaxupé. Elas foram surpreendidas em uma rinha de galo. Uma denúncia anônima levou os policiais até um sítio que fica às margens da rodovia BR-491. Além das prisões, a polícia apreendeu 52 ganchos e materiais usados na rinha.
A Polícia do meio Ambiente também foi acionada para decidir o que será feito com as aves.
Artigo: A República dos bananas
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com
Nessa semana em que comemoramos o aniversário da Proclamação da República no Brasil, lembrei de algo que costuma me chamar a atenção. Sempre que estou dando aulas de História do Brasil na 8º série do Ensino Fundamental, cujo conteúdo compreende o período do começo do século passado até a atualidade, sou indagado por muitos alunos sobre quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve.
Difícil responder uma pergunta dessas sem deixar a parcialidade de lado, mas tento encontrá-la através do olhar crítico, e como se eu estivesse em outro contexto. Difícil também é achar alguém ou algo perfeito em toda a sua plenitude, uma vez que a perfeição é uma utopia, embora seja perseguida por muitos.
Mas numa rápida olhada no processo republicano no Brasil percebo a confusão que é nossa vida política, a começar pela própria Proclamação da República, que só foi realizada para manter privilégios de alguns grupos e, o que é pior, sem a participação popular, onde o brasileiro acordou no dia 15 de novembro de 1889 sem saber que vivia a partir daquele momento num país republicano. Sem falar que os primeiros presidentes que tivemos eram todos militares, o que torna a nossa república ainda mais incoerente, já que ela deveria ser representada por civis eleitos pelo sufrágio universal. Depois desse tropeço inicial tivemos a república coronelista que revezava o poder federal entre os governadores de São Paulo e Minas Gerais eleitos através das fraudes eleitorais, que só terminou, vejam só, com o golpe de Getúlio Vargas, que se manteve como presidente durante quinze anos através de mais outros dois golpes, e que por ironia do destino só deixou o governo graças a um outro golpe.
Após o fim da Era Vargas outros fiascos aconteceram no nosso cenário político, como Jânio Quadros que depois de se eleger sob a promessa de varrer a corrupção do Brasil renunciou ao cargo poucos meses após ser empossado, e Jango seu vice que assumiu o controle do país, foi derrubado por outro golpe, dessa vez um militar, que durou mais de vinte anos e dispensa comentários.
Aliás, depois de todo esse período ditatorial, quase que o país se vê refém de uma continuidade do militarismo, pois no dia de sua posse, Tancredo Neves o primeiro presidente civil após duas décadas, é vitimado por uma doença que o leva à morte meses depois.
Nesse momento o Brasil começa a viver novamente em uma democracia, mas no fim da década de oitenta a Rede Globo lança seu candidato e fazendo a cabeça dos eleitores o elege, embora nenhum brasileiro soubesse de onde vinha nem quem era o esculacho chamado Collor. No entanto como este não atende os privilégios das classes dominantes e se envolve nos mais estapafúrdios casos de corrupção, a mesma Rede Globo urdiu todo um mecanismo até conseguir arrancá-lo do poder.
Permeando esses presidentes tivemos outros que devem ser lembrados pelas suas bizarrices como JK que abriu o país para o investimento externo, FHC que privatizou o país e Lula, o mais recente deles, que sendo uma referência na esquerda brasileira se une à direita e ao assumir a presidência dá um continuísmo ao governo anterior, o qual ele tanto criticava.
Tudo isso faz com que a resposta sobre quem foi o melhor presidente do Brasil se torne quase impossível de responder. É claro que há exceções nesses casos citados não existindo somente erros em seus governos; certos presidentes merecem o reconhecimento pelo que fizeram, se bem que, há por outro lado algo que os desabone. Minha resposta então é afirmar que o Brasil não teve em nenhuma ocasião um presidente admirável na sua totalidade, mas procuro dizer que dentre aqueles que nos comandaram alguns fizeram algo de bom para o país e isso deve ser lembrado, e esses seus acertos servem para mostrar que não se deve desacreditar nem abandonar a política, para que assim um dia, quem sabe, teremos um excelente presidente.
Momento Espírita: Quem são nossos pais?
Quando abrimos os olhos, neste mundo, vimos debruçados sobre nosso berço, duas pessoas especiais: nosso pai e nossa mãe. Nos primeiros anos nos sentimos dependentes deles. E, mesmo o simples fato de eles estarem a nos olhar, se constituía em segurança para nós.
Assim, aprendemos a andar, amparados pelos seus braços. Nossos machucados receberam curativos e beijos. Aprendemos a andar de bicicleta, enfrentamos as ondas do mar, as águas da piscina. Suas mãos nos conduziram à escola e quando fomos ali deixados pela primeira vez, pareceu que algo se quebrou dentro de nós. Estaríamos sendo abandonados? Contudo, ao final do dia, retornamos ao lar e aprendemos que a escola era somente um lugar para estar algumas horas. Era um lugar para aprender, para fazer amizades, para crescer. Mas sempre havia um lugar para voltar: nosso lar. O aconchego da família, a segurança paterna, o carinho materno.
À medida que os anos foram se somando, deixamos de ser dependentes. Andamos com nossos pés, agimos com nossa vontade, alçamos vôos mais altos, ou rasos. E, alguns de nós, passamos a olhar os pais de forma diferente. Quem são eles para desejarem comandar a nossa vida? Quem são eles para dizerem o que devemos ou não fazer? Quem são? Nossos pais são Espíritos que, quase sempre, guardam relações afetivas conosco de longa data. Amigos que aceitam nos receber como filhos, desejando encurtar distâncias entre nós e o progresso. Espíritos que se dispõem a nos oferecer um corpo, a nos proteger, a nos amar.
Exceções existem, é verdade. Espíritos não tão amigos que se reencontram no cadinho doméstico para ajustes do pretérito um tanto nebuloso. Mesmo assim, eles nos moldaram um corpo, permitindo-nos a reentrada no mundo carnal, e lhes devemos ser gratos.
Mas, se desejam saber aonde vamos, com quem vamos, nesses tempos de tanta violência, é porque conosco se preocupam. Se nos estabelecem horários para o retorno ao lar, se nos procuram quando nos retardamos, é porque a nossa segurança os preocupa. Se insistem conosco para que estudemos mais, nos esforcemos mais, é porque, mais experientes pela maturidade que ainda não temos, nos desejam ver galgar degraus de sucesso.
Se nos impõem disciplina, se nos exigem atitudes comedidas, é porque desejam colaborar com nosso progresso. Para isso, Deus nos confiou à sua guarda. E porque esse compromisso está registrado em sua memória espiritual, tanto quanto pelos laços de afeto que nos unem, eles se importam conosco. Pensemos nisso e antes de reclamarmos tanto, olhemos nossos pais com gratidão. Vivamos com eles o melhor possível. Afinal, não estarão sempre conosco. É possível que logo mais eles se transfiram para a espiritualidade, cumprida sua missão. Vivamos usufruindo o melhor da sua companhia, da sua sabedoria, dos seus afagos. Amanhã, quando não estiverem mais conosco, teremos doces lembranças para alimentar a nossa saudade.
Prato do Dia: Roupa Velha
ODAIR CORSINI
odaircorsini@ig.com.br
Ingredientes
01 kg carne assada ou cozida desfiada
02 Colheres de sopa de manteiga
01 cebola picada
05 dentes de alho picado
½ pimentão vermelho picado
05 tomates picados sem semente e pele
01 maço de cheiro verde picado
250 g farinha de mandioca crua
Sal e pimenta branca a gosto
500 ml água
Modo de preparar
Frite o alho e a cebola na manteiga até dourar
Junte o pimentão, carne, sal e a pimenta. Deixe fritar um pouco, acrescente a água, ferva 3 minutos.
Adicione o cheiro verde e a farinha de mandioca devagar mexendo para não engrossar muito.
Ano V - Edição 95 - São José do Rio Pardo - SP - 08 de novembro de 2008
Moradora reclama do “abandono” do Domingos de Sylos
Lixo e entulho próximo à área de recreação e esportes do bairro e Ponte pênsil sobre o rio Fartura
Moradores do bairro Domingos de Sylos há tempos reclamam do descaso em que se encontram. Mal cheiro da estação de tratamento localizada próximo o antigo curtume, lixo e entulho espalhados pelos terrenos baldios, animais mortos, abandono da área de lazer e esporte do bairro e os constantes atrasos do circular que, muitas vezes, “não cumpre o itinerário”. “Estamos abandonados, e não adianta reclamar”, disse a aposentada e moradora do bairro Neusa Del Ciampo Biondi.
E se não bastasse os problemas corriqueiros, Neusa conta que agora há também o problema da cana plantada próximo às casas. “Em maio colocaram fogo no canavial que chegou a tampar o bairro de fumaça, isso sem falar de quando aplicam veneno e o cheiro vai para o interior das casas”.
No bairro há um espaço – às margens do rio Fartura - com campo de futebol, quadra de futebol de esportes e um galpão onde havia um campo de bocha – tudo está abandonado. “O galpão serve hoje para jovens consumirem droga, eles não tem ocupação, não tem perspectiva, então ficam lá dentro e quando vêem alguma viatura da polícia descendo as ruas do bairro eles se escondem”, conta a moradora. Outro problema sério é a ponte pênsil sobre o Fartura que liga o bairro à rodovia SP 207 – que liga São José a São Sebastião da Grama – e está toda danificada, com madeiras podres e quebradas, “um perigo”.
“Tem ainda um buraco na rua Jorivê Alves Pinto que começou na calçada e está tomando parte da rua, já pedimos providência e ninguém dá jeito, o Posto de Saúde também não funciona direito. Essa é nossa realidade”.
Partidos prestam conta dos gastos de campanha
Segundo informações do Cartório Eleitoral, apenas o Partido dos Trabalhadores deixou de apresentar no dia, a prestação de seus candidatos e do comitê financeiro.
De acordo com a direção do partido, uma falha mecânica na impressora onde estavam sendo confeccionados os documentos fizeram com que a prestação não fosse entregue no dia. Ainda de acordo com a direção, a mídia (disquete) foi gerada corretamente, no entanto, parte dos comprovantes impressos não ficou pronta. A prestação é obrigatória a todos os candidatos e comitês, ainda que o candidato tenha desistido ou substituído, ele deverá prestar contas do período em que participou do processo eleitoral.
A ausência de movimentação financeira de recursos da campanha não isenta o candidato de ter aberto conta corrente específica bem como de prestar contas, devendo fazer prova dessa ausência por meio da apresentação dos extratos financeiros.
De acordo com a legislação eleitoral, as prestações para serem aceitas no cartório eleitoral tinham que ser entregues com o número de controle gerado pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) no disquete idêntico ao constante nas peças impressas. Em caso de irregularidade serão requisitadas informações adicionais ao candidato ou ao comitê.
Contas não prestadas ou desaprovadas implicam ao candidato o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu, e ao comitê financeiro a perda do direito de recebimento da quota do Fundo Partidário no ano seguinte.
Prefeitura vai sortear carro 0km no dia 23
Concorrerão todos os números de cadastro de imóveis registrados na Prefeitura, somente levando os prêmios aqueles que cumprirem os quesitos do regulamento, ou seja, tiverem todas as contribuições quitadas até a véspera do dia do sorteio. Para efeito de verificação da situação do imóvel quanto às contas de água, terá validade o endereço, não sendo considerado, nesse caso, o número do cadastro da água, que é diferente do número do cadastro do imóvel.
Em novembro, será realizado o último sorteio do Programa de Incentivo à Arrecadação de 2008, em evento que terá lugar na praça central da cidade. Neste ano, o Programa de Incentivo à Arrecadação teve três sorteios. O do dia 26 de julho já teve os prêmios entregues, com distribuição de dois televisores e seis aparelhos de DVD.
Prêmios entregues
Os prêmios do segundo sorteio, efetivado em 28 de setembro já foram entregues. Foram distribuídos quatro televisores de 29” e dez aparelhos de DVD. Dos quatorze números sorteados, nove cumpriram as exigências do regulamento e seus proprietários receberam os prêmios. Os demais, seguindo os critérios regulamentares foram entregues a contribuintes cujos números de cadastros estavam acima ou abaixo do número sorteado.
Televisores
Os televisores foram entregues a Andrea Cristina Pereira; Benedito Carlos Passarelli; José Afonso Ferreira. O detalhe curioso nessa premiação é que o contribuinte Benedito Passarelli recebeu dois televisores, porque, no sorteio, dois números de cadastro próximos ao seu foram sorteados, mas não atenderam os requisitos e, pelo critério de aproximação previsto no regulamento, ambos recaíram no seu número cadastral.
Aparelhos de DVD
Os contemplados foram: Luiz Vigorito; Roberto da Silva; Antônio José Bernardo e João Batista Domingos; Renato Delorenzo Nardi José Luís Estorari d; Fabiano Mello Calsoni; Auto Posto Magalhães Rio Pardo Ltda; José Estevam; Maria José da Silva Pacheco.
Retorno
A cada sorteio, todos os contribuintes concorrem novamente, mesmo que tenham sido contemplados anteriormente.
Com passeio de bicicleta e caminhada vem aí o programa “VidAção”
No próximo dia 15 de novembro, o programa vai realizar uma caminhada e um passeio ciclístico para colocar a população em movimento. A idéia é combater o sedentarismo, estimular a prática de atividades físicas e desta forma prevenir problemas como obesidade, hipertensão entre outros males ocasionados pelo sedentarismo.
O programa “VidAção” já ocorre com moradores dos bairros Carlos Cassucci, Eduardo Cassucci, Professor Rehder e Vila do Servidor, que participam de caminhadas, atividades esportivas, dança, judô, futsal, basquete e outras atividades físicas, sempre acompanhados e monitorados por profissionais.
“Agora, nós vamos expandir este projeto para toda a população, esperando a participação das pessoas e também a adesão de entidades parceiras, de forma que todos possam estimular a prática de exercícios e com isso certamente nossa população terá melhor qualidade de vida”, diz Zeti Cardoso, coordenadora do projeto.
Entre as parcerias já firmadas para a realização do projeto com toda a população estão os Programa Escola da Família e unidades do Programa Saúde da Família (PSFs). “Temos interesse em somar mais parceiros para que os resultados sejam bastante positivos”, comenta a coordenadora, explicando que o público alvo do programa vai desde crianças até idosos.
Além de apoio da Prefeitura de São José do Rio Pardo, o programa VidAção conta com uma equipe de profissionais para acompanhamento das atividades: a professora de Educação Física Ana Maria Borsato, enfermeira Andréia Estevam (PSF Cassucci), a agente de saúde Raquel Serafim, a nutricionista Solange Freitas Amaral e a coordenadora Zeti Cardoso. No dia 15, a caminhada e passeio ciclístico terão concentração na Praça Juscelino Kubitschek, na Vila Brasil (em frente ao Novo Bar). O percurso será pela Avenida Brasil, com destino ao bairro Paula Lima, de lá, seguirá pela Perimetral até o final da Avenida Antonio Pereira Dias (imediações do Colégio Degrau COC).
As pessoas interessadas em participar deverão estar no local (Praça Juscelino Kubitschek) antes das 8 horas da manhã. A previsão é de que as atividades tenham duração entre 8 e 11 horas da manhã.
Recursos para estrada São José/Tapiratiba
Grama tem o melhor café do Estado
O produtor Homero Teixeira de Macedo Júnor, da cidade e São Sebastião da Grama, foi o campeão na categoria principal. A saca do produto plantado na Fazenda Recreio foi vendida por R$ 1.280. Em segundo lugar fi cou o produtor Lindolpho Carvalho Dias, também de São Sebastião da Grama.
Rinaldo Ortega convocado para os Jogos Abertos
Alem de Rinaldo, também foram convocados de São José do Rio Pardo, Fernanda Missura como apontadora de voleibol e Danilo Bueno da Silva como supervisor de lutas. A Chefe dos Jogos Abertos deste ano será a Terezinha Quintal e o supervisor de voleibol e responsável pela convocação dos árbitros da modalidade é o conhecido árbitro internacional Eduardo Vicente Russo.
Estatística
Participarão dos Jogos Abertos deste ano, mais de 20 mil atletas e Dirigentes, 230 Municípios, 25 modalidades (masculino e feminino) em 2 categorias – até 21 anos e Livre, 3 divisões (1ª / 2ª e Especial). 400 árbitros de todas as modalidades coletivas e individuais. Serão realizados 2.200 Jogos e competições nas diversas modalidades, sexo, categoria e divisão.
Personalidades
Vários atletas da seleção brasileira que disputaram Olimpíadas, Campeonatos Mundiais, Pan-americanos, estarão presentes como: Fofão, Mary e Sheilla (medalha de outro no voleibol em Pequim), Serginho Escadinha (voleibol), Fabiana Molina e Diogo Yabe (Natação), Hugo Hoyama (Tênis de Mesa), Formiga, Mônica (que já foi homenageada no “Oscar do Esporte Rio-pardense” e Gabriela (Futebol), Fabiana Murrer (salto com vara), Marilson dos Santos (maratonista), Silvinho e Helinho (Handebol), Ednanci Silva e Eduardo Santos (Judô), Daiana e Juliana (Natação), Natália Falavigna e Márcio Ribeiro (Taekwondo), entre outros.
Multidão comemora os 137 de S.S da Grama
A dupla sertaneja Milionário e José Rico
Mais de 3 mil pessoas estiveram na Praça Central da cidade de São Sebastião da Grama no último domingo, 2 de novembro, assistindo ao show da tradicional dupla sertaneja Milionário e José Rico. O evento fez parte de uma série de outras apresentações musicais iniciadas no dia 31 de outubro e que se estendeu até esta terça, 4, dia em que a cidade completou 137 anos. Pessoas de vários municípios como Vargem Grande do Sul, Casa Branca, São José, Divinolândia e Caconde prestigiaram as duas horas de show da dupla. A programação do aniversário de São Sebastião da Grama foi o segundo grande evento proporcionado pela cidade este ano. O primeiro, a Expocafé, realizada no mês de outubro, proporcionou aos gramenses e visitantes uma bem estruturada exposição dos produtores de café, principal atividade econômica do município, além de apresentações musicais que também reuniu um ótimo público durante a sua realização.
Audiência pública discute a saúde financeira do Iamspe
O presidente da Comissão Consultiva Mista (CCM), Sylvio Micelli, expôs a situação em que o Iamspe se encontra e enfatizou a necessidade de o governo do Estado participar no financiamento do Instituto juntamente com os servidores públicos. “A participação, além de fundamental, é uma forma de respeito aos servidores. O funcionalismo quer, conforme diagnosticado nas audiências regionais, mais médicos, mais especialidades, concursos para médicos em todo o Estado e a descentralização do atendimento”. Micelli afirmou ainda ser contra todos os “projetos que tornam facultativa a contribuição ao instituto”.
O líder de bancada do PT na Assembléia, Roberto Felício, considera que a pressão que a CCM exerceu sobre os parlamentares obteve uma conquista, que foi a inclusão de dotação orçamentária de R$ 100 milhões para o Iamspe, além da contribuição dos servidores, no orçamento do Estado para 2009.
Presidente da Comissão de Saúde e Higiene, Adriano Diogo destacou que esta dotação é destinada para o interior do Estado, ficando aberta a questão do Hospital do Servidor em São Paulo, que ficaria sem nenhum acréscimo. Diogo propôs também que seja realizada, ainda este ano, uma audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia no próprio Hospital do Servidor, com o objetivo de discutir a situação financeira do instituto. “A destinação para o interior se deve ao fato de os deputados estarem ligados a prestadores de serviços de suas regiões”, afirmou Diogo. O deputado defendeu que a gestão administrativa do Iamspe seja feita pelos próprios servidores.
Membro da Comissão de Saúde, Marcos Martins reforçou a necessidade da contrapartida do governo estadual, destacando que os serviços prestados pelo Iamspe desoneram o SUS.
Durante a audiência, representantes de associações e sindicatos de servidores públicos de vários setores defenderam que o governo do Estado efetive sua participação financeira através da destinação de recursos de forma paritária (2%).
Lei obriga cartórios a divulgar preços em placas
O projeto de lei é de autoria da deputada Sandra Rosado (PSB-RN) e exige que os cartórios informem claramente também os serviços são gratuitos, como a primeira certidão de nascimento ou registros de óbitos.
Segundo a lei, os quadros devem ser afixados em locais de fácil acesso do público. As mudanças já estão valendo desde quarta-feira, quando a sanção foi publicada no Diário Oficial da União. O projeto prevê ainda que os cartórios que descumprirem a decisão poderão sofrer sanções que variam de uma simples repreensão, passando por multas e suspensão dos serviços por 90 dias, até perda da delegação para o serviço.
Aeroporto de Guaxupé vai receber R$ 3 milhões
A implantação do terminal de passageiros e o serviço de combate a incêndios também serão contemplados nas reformas.
Concursos: Secretaria da Educação abrirá vagas
O tão aguardado edital da Secretaria de Estado da Educação/SP, que preencherá 11.749 vagas na função de Agente de Organização Escolar, já tem data marcada para ser publicado. Na última semana, a Secretaria divulgou o calendário oficial do concurso, com as datas previstas para os principais eventos do certame: período de inscrições será a partir de janeiro e provas em fevereiro de 2009.
O concurso foi autorizado no mês de abril pelo governador do Estado, José Serra. No início do ano, houve processo seletivo temporário para o mesmo cargo, o qual nomeou 13.387 Agentes.
As exigências foram o nível fundamental completo e conhecimentos de informática, entre outros. Na ocasião, o salário foi de R$ 627,49, e, a taxa de participação, de R$ 8,18. Os candidatos foram avaliados nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Atualidades e Conhecimentos Básicos de Informática.
Mais vagas
Tramita atualmente na Casa Civil um projeto de autoria da Secretaria que prevê a criação de 75 mil vagas para Professores em todo o Estado. Segundo o órgão, “o objetivo é contratar um número maior de profissionais e atrair para as aulas especialistas, como químicos, físicos, matemáticos e historiadores, entre outros”. Se aprovado, as vagas deverão ser preenchidas através de concurso.
A jornada de trabalho prevista é de 10h semanais, o que, segundo a Secretaria, irá beneficiar os estudantes. “Com a criação de jornada de 10 horas semanais, aulas de disciplinas com menor incidência na grade escolar ( filosofia, química, física, entre outras) poderão ter professor único, o que irá auxiliar na aprendizagem dos alunos. Com mínimo de 20 horas semanais, muitas vezes o Professor era obrigado a ensinar em mais de uma unidade”, divulgou o órgão, através de sua Assessoria de Imprensa. Segundo dados da Secretaria, atualmente, o Estado conta com 250 mil Professores, que cumprem jornadas de 20 ou 30h semanais.
Ainda sobre educação
A cidade de São Paulo fará, em breve, concurso para preencher 1.530 vagas de Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A autorização foi assinada, na última semana, pelo prefeito Gilberto Kassab e publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a autorização, o concurso visa a reposição dos quadros da Secretaria e também o preenchimento de novas vagas que surgirão com a criação de unidades escolares. A Secretaria ainda não estabeleceu um
cronograma para realização do concurso
Vagas para analista do Seguro Social
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) definiu, nesta semana, a empresa responsável pela organização de seu próximo concurso: a Funrio - Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospial Universitário Gaffrée e Guinle. Serão oferecidas 900 vagas ao cargo de Analista do Seguro Social do INSS, na carreira de Assistente Social, que exige o nível superior na área. O edital já está em fase de elaboração e não deve tardar a ser publicado.
A autorização do concurso foi divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em maio. Houve, em seguida, retificação no número de vagas, que era de 600 e passou para 900.
Direitos Humanos: sessenta anos de que?
MARCELO AUGUSTO DA SILVA
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com
O ano de 2008 comemorou muitas datas importantes. Dentre elas podemos destacar os duzentos anos da vinda da família real para o Brasil, os cento e vinte anos da “abolição” da escravidão e os quarenta anos do ano de 1968 que foi marcado por protestos e manifestações contra a ordem mundial vigente na época. Porém um aniversário pouco foi lembrado, talvez por poucos saberem da sua existência ou então pelo fato de não darem o valor a ele merecido. Trata-se dos sessenta anos da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Inspirado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, criado durante a Revolução Francesa, a ONU (Organização das Nações Unidas) adota o documento como forma de garantir a todos os seres humanos direitos inerentes à sua própria existência, que até então não haviam sido respeitados como a liberdade e o direito à vida. Por conta de arbitrariedades estatais e governos despóticos não havia restrições ou mesmo limites para o uso da violência, da tortura, da intolerância religiosa e de prisões e condenações arbitrárias.
O ano do decreto dos Direitos Humanos, 1948, coincide com o pós-guerra e a ONU como sendo um organismo mundial o abraça para colocar um basta em todas as formas de desrespeito contra a humanidade e também para evitar que não ocorra novamente o acontecido durante a Segunda Guerra Mundial em que o mundo assistiu a crueldade e o assassinato de mais de seis milhões de judeus em campos de extermínio e concentração comandados pela Alemanha nazista.
Passado seis décadas após a sua decretação vemos que hoje ele faz parte de mais um montante de belas leis, precisas e bem elaboradas, que não passam do plano escrito.
Se no nível internacional vemos o seu fracasso tal como é o caso do massacre promovido a milhares de civis pelas tropas estadunidenses e inglesas no Iraque, e do uso da tortura, evidenciada em casos de denúncias em Abu Graib, onde fotos reveladas à imprensa mostram os americanos aplicando seus mais novos métodos dessa prática abominável, nos estados e municípios brasileiros ocorre também o desrespeito às leis básicas, com casos de torturas, extorsões, agressões, humilhações, amontoamento de prisioneiros, diferença no tratamento e julgamento de acusados.
Embora muitos questionem os Direitos Humanos, eles prezam primeiramente pela vida, independente de quem for e procura não devolver o desprezo e a violência àqueles que não respeitaram o seu semelhante.
A Declaração dos Direitos Humanos deveria ser acima de tudo um acordo de convivência harmoniosa entre a comunidade internacional, que independesse de uma escritura ou de uma legislação; deveria ser um consenso natural, espontâneo e ser simplesmente seguido e respeitado.
O presidente negro: Profecia de Lobato, que deu certo
Marco Antônio Soares de Oliveira - jornalista e escritor
Curiosamente ontem folheava na estante a coleção de livros de Monteiro Lobato e deparei-me com o volume “O Presidente Negro”, que ele escreveu em 1926, único romance adulto do escritor. Embora ainda não tivesse pisado em terras norte-americanas quando escreveu esse livro, Lobato ambientou sua história futurista nas terras de Henry Ford. Primeiramente, em 1926, o autor publicou o romance com o título “O Choque” e, duas décadas depois, mudou o nome para “O Presidente Negro” com o subtítulo “romance americano do ano 2.228”. Anteriormente foi publicado em folhetins no jornal carioca “A Manhã”. Naquela época Monteiro Lobato, escritor nacionalista e sobejamente corajoso, preso também porque defendia o nosso petróleo, abordou temas nunca antes ventilados pela sociedade como a segregação entre brancos e negros, aculturação, feminismo e, ainda profetizando o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância.
Monteiro Lobato no seu livro profetizava que o primeiro presidente negro seria eleito em 2228 e seria o 88.o presidente norte-americano. As eleições de 2008, portanto, anteciparam as previsões no romance de Lobato daquela data em 28 anos e Barack Obama figura na lista da Casa Branca como o 44.o presidente que ocupará a cadeira presidencial. Aos 47 anos ele torna-se o primeiro negro a governar o país, ao derrotar o rival republicano John McCain. Seu nome tem origens curiosas. “Barack” é uma palavra hebraica para raio. “Obama” quer dizer abençoado em suaíli, um dos idiomas do Quênia. Obama escreveu dois livros de sucesso que deram contorno à sua identidade política. “A Origem dos meus Sonhos”, que trata do esforço para ligar-se às suas raízes na África, e “A Audácia da Esperança” que apresenta sua filosofia política e os valores defendidos pela mãe e os avós. Obama também ganhou a preferência do presidente Lula, que se comparou ao democrata e falou da expectativa de ver o primeiro negro à frente da Casa Branca.
O livro “O Presidente Negro” de Monteiro Lobato foi relançado neste ano pela Editora Globo ( Travessa do Ouvidor, 17, cep.20040-040; fone (21)3231-8015, Rio de Janeiro) e contém 202 páginas.
A história é narrada por Ayrton, funcionário da firma paulista Sá, Pato & Cia, que depois de um acidente de carro, é iniciado na revelação do futuro por Jane, filha do professor Benson, cuja invenção – o porvíroscópio – lhe permite devassar o futuro. Jane, numa série de sessões domingueiras, revela ao espantado mas entusiasta Ayrton os episódios que envolvem a eleição do 88.o presidente norte americano. Três candidatos disputam os votos: o negro Jim Roy, a feminista Evelyn Astor e o presidente Kerlog, candidato à reeleição. A cisão da sociedade branca em partido masculino e feminino possibilita a eleição do candidato negro. Perante o fato consumado, a raça branca engendra uma típica “solução final”: a esterilização dos indivíduos de raça negra camuflada em processo de alisamento de cabelos. Paralelamente a esta narração o romance focaliza o amor de Ayrton por Jane, e a missão literária do moço: escrever um romance daquilo que lhe narrava. É deveras interessante este livro de Lobato, que escrito em 1926 profetizou exatamente há 82 anos a realidade dos nossos dias: a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro que entra para a história dos Estados Unidos.
Cinema: Ghost World, um filme que ensina a viver
cacal.ortiz@hotmail.com
Bem longe dos apelos sentimentalistas de Hollywood essa produção, que agora está disponível em DVD, fala das dores e dificuldades que implicam o crescimento. Entrar no mundo adulto e se adaptar a esse novo estilo de vida (se é assim que podemos chamar essa nova etapa, cheia de responsabilidades e doses cavalares de realidade) é um desafio sem volta.
Baseado num gibi underground de Daniel Clowes, trata da história de duas amigas que chegam ao final do colegial (observem que as cenas são reescritas por uma das amigas através de seu diário que é um livro em que ela faz desenhos sobre os fatos). Enid e Rebecca se deparam com aquela famosa encruzilhada que todos passam: e agora, o que farei com minha vida? Será que ainda seremos as melhores amigas?
O mais interessante é como o filme mostra que o ritmo de amadurecimento é extremamente individual e que, enquanto alguns se prendem numa época em que tudo é mais simples e enfrentam maiores dificuldades com a adaptação à nova fase, outros mergulham de cabeça e encaram a vida adulta com mais seriedade. A história, conforme já foi dito, trata de duas amigas que precisam crescer e sobreviver a tantas mudanças e novidades. Enquanto uma começa a trabalhar e procura sua independência financeira e emocional, a outra resolve andar por caminhos opostos, se recusando a abandonar suas antigas paixões e atrapalhando tudo ao seu redor.
Com Tara Birch, de Beleza Americana, Steve Buscemi e Scarlett Johansson, é uma obra que faz bem ao nosso íntimo. Para os adolescentes é indispensável e para os adultos é completamente nostálgico. É impossível passar despercebido para o público mais velho, pois desperta saudades e muita identificação. Porém, não esperem nada de enlouquecedor, ou algo como American Pie e coisas do gênero. É um filme sério e que trata com muita sensibilidade e realidade uma fase tão importante e marcante quanto é essa.
Ghost World – aprendendo a viver é um daqueles filmes que resgata uma fase da nossa vida e nos faz refletir sobre coisas já vividas. Muito bom!
Esportes: Heróis de Verdade e Heróis de Papel
RAFAEL KOCIAL
rafaelkocian@gmail.com
Depois de muito tempo o Brasil voltou a ter uma referência forte e com possibilidades de título na Fórmula-1. Nada contra os pilotos que passaram em branco na era pós Senna, mas dessa vez foi diferente.
Tão diferente que a decisão este ano foi tomada apenas na última volta, especificamente na última curva do campeonato, quando Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, sem carro e sem pneus para chuva.
Felipe Massa cruzou a linha de chegada campeão, mas o título ficou com Lewis Hamilton. Em termos de moralidade, merecimento e brilho, Felipe Massa continuou campeão, mesmo sem a taça na mão. Honrou o país e teve orgulho do que fez, foi ovacionado pela torcida, que hoje o vê como um herói, um herói de verdade.
Não alguém para substituir Senna, nem melhor nem pior, apenas diferente. Por outro lado, tivemos uma brincadeira ao mesmo tempo séria do torcedor. Cartazes e gritos enalteciam uma campanha “Bate nele Rubinho! E nós te perdoamos!”, priorizando uma prática anti-desportiva e imoral. Rubinho não deve nada ao Brasil, é o maior piloto da Fórmula-1 em números de provas disputadas e duas vezes vice-campeão do mundo.
Se isso ocorresse com certeza o título do brasileiro assim como sua reputação ficariam manchados. Felipe Massa se transformaria num campeão apenas num papel, num herói de papel.
Ainda bem que Rubens não tomou tal atitude, seria o mesmo que pedir para alguém trapacear ou roubar para cobrir uma conta do mês, seria tirar vantagem ilegal sobre um competidor. Parece que falta muito ao torcedor brasileiro, que ainda insiste em reclamar dos políticos corruptos, mas toma a mesma atitude.
Prato do Dia: Afogado Paulista
ODAIR CORSINI
odaircorsini@ig.com.br
Ingredientes
01 kg carne em bife
01 cebola rodela
04 dentes de alho picados
03 folhas de louro
01 galho de alecrim pequeno
Vinho branco seco ou suco de limão
Pimenta branca, água, cheiro verde, óleo e sal à vontade.
500 g tomate sem pele e semente picado
300 g farinha de milho
Modo de preparar
Temperar os bifes (frango, suíno ou bovino) com alho, sal pimenta branca um pouco de vinagre, vinho branco seco ou suco de limão, deixe descansar por hora.
Frite os bifes no óleo até que fique ligeiramente passado. Retire da panela, junte o óleo da fritura dos bifes à cebola até que ela murchar bem. Em seguida adicione o tomate, louro, alecrim, sal e pimenta branca, mexa bem. Logo após coloque os bifes.
Se estiverem duros acrescente água até ficar macios. Retire os bifes do molho.
Montagem
Coloque no fundo de uma travessa metade da farinha de milho em cima os bifes, em cima dos bifes o restante de farinha de milho. Em seguida coloque por cima o molho para “afogar” carne. e a farinha. Está pronto
Ao servir junte o cheiro verde.
Momento Espírita: Após a tempestade
Não são muitas as pessoas que reconhecem o valor da mensagem impressa, atribuindo aos livros pouca ou nenhuma importância. Assim pensam, sem imaginarem o que seria dos ensinos de Jesus se os evangelistas não os tivessem anotado e entregue à posteridade. E da filosofia de Sócrates, sem os escritos de seu discípulo Platão. O tempo teria se encarregado, com certeza, de os diluir nos séculos, eis que todas as histórias que somente vivem na memória das criaturas e são passadas oralmente, de geração a geração, acabam por se tornar lendas, cujo fundo de verdade é bem difícil de ser identificado.
Há algum tempo, uma jovem senhora vivia um drama familiar imenso. O marido a abandonara e ela não dispunha de meios para garantir o sustento dos três filhos menores. Lesada no afeto e sem vislumbrar melhores perspectivas, resolvera abandonar a vida física. Arquitetou uma estratégia e conseguiu uma substância venenosa para realizar o seu intento. Enquanto retornava ao lar, acariciando no bolso a porção fatídica, passou por uma banca de livros espíritas e a capa de um determinado livro lhe chamou a atenção. Aproximou-se, abriu-o e leu alguns títulos.
O atendente, vendo-a devolver o livro à prateleira e fazer o gesto de quem iria se retirar, perguntou-lhe se não desejava levar a obra.Timidamente, ela se desculpou, dizendo que não dispunha de dinheiro. O jovem, sensibilizado, tomou do volume e o colocou nas mãos da senhora, presenteando-o. Ela se foi com a obra intitulada “Após a Tempestade”. Chegando em casa, pensou em ler uma página. Seria a sua despedida do mundo.
Folheou-o e surpreendeu-se com um título: Suicídio. Sentou-se e leu atentamente as observações que o Espírito faz a respeito desta fuga da vida. Ao concluir a leitura, a vontade de matar-se já havia passado. Virou a página e leu outra mensagem, e outra mais, até que se deu conta de que já tinha lido várias e seu estado de ânimo mudara. As lágrimas lhe brotavam com abundância dos olhos. Havia motivos para viver: Deus a amava e ela era responsável por três vidas, além da sua própria.
A vida é patrimônio divino e não deve ser malbaratada. Dispôs-se a prosseguir vivendo. Os meses escoaram e a situação se transformou. Conseguiu um emprego, voltou-se à religião, ela que já havia se esquecido de orar e, finalmente, cinco anos após, seu marido retornou ao lar. Cinco anos, após a tempestade...
À semelhança da referida obra, outras tantas existem à disposição de almas aflitas e seres sedentos de orientação. Mensagens volantes, livros, jornais, todos servem ao objetivo do amor divino: atender os seus filhos que vivem o infortúnio, para que se redescubram e descubram o amor que nunca perece.
O bom livro, a boa mensagem são capazes de espalhar esperanças neste mundo. As almas sofridas encontrarão neles o repouso para as suas fadigas e os ignorantes, a luz do conhecimento para as suas mentes.
Poesia: Luz
não consigo esconder
a grande atração física
e espiritual que sinto por ti.
Quando vejo teu olhar
se embriagar com a visão do meu, meu coração se descompassa e me aconchego ao lado teu.
Quero cobrir-te de carinho, beijos e mais beijos ousados, deslizando em todo teu corpo, afogando-te de tanta paixão.
Quero que sinta todo calor de meus braços acorrentandoteus seios pérolas de amor,
que me encantam de emoção.
Quero-te a todo instante,
dia e noite sem cessar,
como santa, mulher, e amante, como luz eterna a me iluminar.
Professor Roberto Simões
Academia João Pequeno de Pastinha realiza mostra de Capoeira Angola
Programação
12 de Dezembro: 19h30.
Abertura: palestra com Mestre Faísca e Mestres presentes.
13 de Dezembro: 9h30
Oficina de Capoeira Angola - (Mestre Faísca)
Técnicas de ensinamentos do Mestre João Pequeno.
Fundamento e ritmo da Capoeira Angola.
Valor da Oficina: R$ 25,00
Inscrição no Local
13 de Dezembro: 12h.
Descontração com Maculelê.
Com o professor Daniel Magrão.
13 de Dezembro: 16h
Roda de abertura (C.E.C.A Rio Pardo)
Roda com os Mestres, entregas de carteirinhas.
Encerramento
Local: Praça Oliveiros Pinheiros (Centro) Epidauro
Contato: Professor Xexéu
(19) 3608-2139 / Cel: 9262-2658
xexeuangola@hotmail.com
Ano V - Edição 94 - São José do Rio Pardo - SP - 01 de novembro de 2008
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
De olho em 2009, prefeito eleito corre atrás de recursos
Outros encontros recentemente mantidos em São Paulo pelo prefeito eleito foram com a deputada federal do PP, Aline Corrêa; deputado Guilherme Campos (DEM), deputado Jorge Caruso (PMDB) e Michel Temer (PMDB) – este último, para tratar especificamente do sistema de tratamento de esgoto de São José.
Também em São Paulo, João Luís visitou o Tribunal de Contas sendo recebido pelo Conselheiro Antonio Carlos Caruso.
CVT
O CVT é uma unidade de ensino profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos. Sua estrutura de ensino, com base em laboratórios, oficinas e biblioteca está orientada para capacitar as pessoas para o novo mercado de trabalho profissional que exige conhecimento. São exemplos de cursos: eletricista, bombeiro, mestre de obras, técnico agrícola, técnico de refrigeração, e outros. O CVT dispõe de laboratórios de Ciências - equipado com instrumentos e materiais necessários para as práticas de física, química e biologia; e de Informática - com computadores conectados à rede Internet para o ensino da informática; oficina de eletromecânica - equipada com ferramentas e instrumentos necessários para ministrar cursos técnicos; Auditório –equipado de modo a permitir que funcione como cinema, teatro, sala de cursinho e como sala de conferência; Sala de Videoconferência – para o projeto da Universidade Aberta do Brasil; Biblioteca Multimídia - com acervo de livros, revistas, CD-ROM, vídeos e computadores ligados à Internet; Salas Polivalentes –instaladas e equipadas com computador, retroprojetor e televisão.
Casas populares
O prefeito eleito esteve em contato com a Construtora Itajaí, responsável pela obra do conjunto habitacional a ser construído na proximamente, para obter compromisso de contratar mão de obra local nas das casas populares, no que foi prontamente atendido. Outro contato realizado por João Luís foi com os responsáveis pelo Centro Cultural da AES Tietê, para que a escolha de seus dirigentes seja realizada por critérios técnicos e nunca políticos. Os dirigentes asseguraram que no Centro Cultural, como na empresa, sempre serão observadas a capacidade e a competência.
Para João Luís, profissionais com capacidade e projetos idealizados com competência técnica sempre serão apoiados e aprovados em sua gestão.
Filosofia em Debate começa na quinta
O dirigente Regional de Educação, José Carlos Pereira, entre os professores Marli Alves, João Batista e Carlos Eugênio
Começa na próxima quarta-feira, 5, a terceira edição do Filosofia em Debate – um evento cultural que tem como cerne a importância de se discutir temas atuais através da reflexão filosófica. Ele terá início a partir das 19h30 no espaço cultural do antigo Mercado Municipal.
Ao todo serão três noites. Na primeira, o Monsenhor Denizar Coelho estará falando sobre “Os desafios da família na atualidade”. Na segunda noite na segunda noite será a vez do professor José Caetano Minus dar o recado aos participantes. Caetano é professor de Filosofia no Unifeg (Guaxupé) e mestre pela Pontífice Universidade Gregoriana de Roma (Itália).
A última noite ficará por conta de Dimas Reis Ribeiro, professor da Unesp e prefeito de Alterosa (MG) dar o recado. Ele estará falando sobre as “Conquistas e contradições do homem moderno”.
De acordo com os criadores e coordenadores do evento, os professores Carlos Eugênio Alves, João Batista da Silva e Marli de Fátima Alves, a preocupação de se realizar o Filosofia em Debate sempre foi de divulgar e valorizar a discussão através de renomados educadores. “Os nossos convidados procuram em suas explanações explorar temas que chegam a todos de forma abrangente e proporcionando reflexão sobre o mundo que temos, o que queremos e aquilo que é possível”. O evento, que no ano passado foi realizado na sede do Rio Pardo Futebol Clube, acontecerá pela segunda vez no espaço Mercado Municipal – local onde foi realizado a primeira Filosofia em Debate.
Segundo o professor Carlos Eugênio, além das palestras, durante as três noites haverá outras atividades como apresentações musicais. “Foi importante retornarmos ao espaço do Mercado, pois naquele local existe uma energia muito positiva e também foi o local onde realizamos nosso primeiro evento”, disse ele.
Câmara em fim de mandato e com a cabeça em 2009
Às 19h35 de terça-feira , 28, e o plenário da Câmara ainda estava vazio, enquanto o vereador Amilton Pizzoli (PV) esperava o início da sessão
Os vereadores de São José do Rio Pardo já estão em clima de fim de mandato. O efeito pós-eleições deixou a maioria deles numa verdadeira ressaca que deve durar, no mínimo, até dezembro. Com isso, o ritmo dos parlamentares, ao contrário do primeiro semestre de 2005, permanecerá bem mais lento.
Os números de requerimento e de indicação diminuíram consideravelmente. Projetos nem se fala.
As sessões que regimentalmente tem início às 19h30 estão começando no mínimo às 20h – pelo menos foi o que ocorreu nas duas últimas. Aliás, com exceção de alguns poucos, não se tem debatido quase nada que tramita pela Casa. Aliás, tem vereador que nem se sabe como é sua voz, pois nunca ou quase nunca fala. Temos que levar em conta também que os projetos que tem sido encaminhado à Câmara pelo executivo, não se têm muito que debater, pois são todos de baixa complexidade – é o efeito fim de mandato.
Os vereadores reeleitos estão com olhar voltado para composição da Câmara de 2009, suas alianças e sobre tudo, o nome do presidente do próximo biênio.
Já os que ficarão de fora no próximo ano ainda estão sem chão e não conseguiram assimilar a nova realidade que se aproxima.
E assim, com exceção da peça Orçamentária que deve ser votada em breve, há poucas novidades pela frente.
Mesmo porque as atenções estão voltadas para criação da futura equipe que ajudará o prefeito eleito João Luis Cunha a conduzir a cidade pelos próximos quatro anos.
Padre Junior assumirá Promoção Social em 2009
Outros dois nomes já confirmados são os do advogado Fernando Folharini e do contador Marlon Callegari da Silva – Secretaria de Segurança e Trânsito e diretor do Departamento de Esportes e Cultura (Dec), respectivamente.
De acordo com a coordenação de transição de mandato do PMDB, a escolha apesar de ter sido feita pelo prefeito eleito, foi amplamente discutida entre o grupo.
Ainda segundo a coordenação, está havendo uma preocupação da futura administração de se nomear pessoas com capacidade técnica para conduzir cada setor.
Nos próximos dias outros nomes, para outras funções, deverão ser apresentados. No momento, a equipe de João Luis Cunha está aguardando a resposta de alguns rio-pardenses que já foram convidados.
Dentre os nomes está a da diretora do Hospital Regional de Divinolândia, Eliana Giantomassi, que foi chamada para assumir a Secretaria de Saúde, onde já trabalhou em outras gestões. No entanto, por questões de incompatibilidade, para assumir, ela deverá deixar o Hospital onde trabalha há anos.
Outros nomes estão sendo esperados, como o do ex-bancário Ronaldo Del Fabbro, e do advogado José Benedito Andreoli, mas ainda não foram confirmados pela coordenação.
Temporal causa estragos em São José
Avenida Independência - árvore próxima ao Posto Maga cai sobre Uno prata na noite de quarta-feira, 29
Após esse período mais crítico a chuva continuou a cair, mas de forma mais branda e sem ventos.
Na manhã de quinta, caminhões com funcionários da prefeitura tiveram trabalho para recolher a quantidade de galhos de árvores que haviam caído durante a chuva.
Na Avenida Independência, próximo ao Posto Maga, uma árvore caiu sobre um Uno prata, na Praça dos Três Poderes, folhas das Palmeiras caíram em frente ao Fórum e arrebentaram fios. No prédio da Câmara, as forças dos ventos conseguiram derrubar e quebrar dois vidros – um da lateral da escada de acesso ao plenário e um dos vidros da porta.
Muitas residências e empresas também ficaram boa parte do dia incomunicável por falta de telefone. Mas, no final da tarde a cidade já se encontrava restabelecida.
Em São João
Representantes da Prefeitura de São João da Boa Vista e do Corpo de Bombeiro se reuniram na noite de quinta-feira, 30, para fazer um balanço dos estragos provocados pelo temporal que atingiu a cidade na noite anterior
Os ventos de até 70 km/h, acompanhados de uma forte chuva que durou três horas, deixaram um cenário de destruição. Quase 24 horas depois do temporal, os moradores ainda estavam assustados.
Na zona rural, a queda de postes deixou 34 mil pessoas sem energia. Várias árvores foram ao chão e barracões ficaram destelhados. Em uma escola de educação infantil, as 13 salas ficaram destruídas. Um posto de gasolina ficou sem a cobertura e o prejuízo estimado é de R$ 30 mil. O telhado da igreja também não resistiu aos ventos. A prefeitura ainda não sabe informar quando as aulas na escola destelhada vão ser retomadas. Em decorrência do temporal, a Unifae também suspendeu as aulas de quinta-feira, 30, para consertar os estragos.