Cinema: Ghost World, um filme que ensina a viver


CAROL ORTIZ
cacal.ortiz@hotmail.com

Bem longe dos apelos sentimentalistas de Hollywood essa produção, que agora está disponível em DVD, fala das dores e dificuldades que implicam o crescimento. Entrar no mundo adulto e se adaptar a esse novo estilo de vida (se é assim que podemos chamar essa nova etapa, cheia de responsabilidades e doses cavalares de realidade) é um desafio sem volta.
Baseado num gibi underground de Daniel Clowes, trata da história de duas amigas que chegam ao final do colegial (observem que as cenas são reescritas por uma das amigas através de seu diário que é um livro em que ela faz desenhos sobre os fatos). Enid e Rebecca se deparam com aquela famosa encruzilhada que todos passam: e agora, o que farei com minha vida? Será que ainda seremos as melhores amigas?
O mais interessante é como o filme mostra que o ritmo de amadurecimento é extremamente individual e que, enquanto alguns se prendem numa época em que tudo é mais simples e enfrentam maiores dificuldades com a adaptação à nova fase, outros mergulham de cabeça e encaram a vida adulta com mais seriedade. A história, conforme já foi dito, trata de duas amigas que precisam crescer e sobreviver a tantas mudanças e novidades. Enquanto uma começa a trabalhar e procura sua independência financeira e emocional, a outra resolve andar por caminhos opostos, se recusando a abandonar suas antigas paixões e atrapalhando tudo ao seu redor.
Com Tara Birch, de Beleza Americana, Steve Buscemi e Scarlett Johansson, é uma obra que faz bem ao nosso íntimo. Para os adolescentes é indispensável e para os adultos é completamente nostálgico. É impossível passar despercebido para o público mais velho, pois desperta saudades e muita identificação. Porém, não esperem nada de enlouquecedor, ou algo como American Pie e coisas do gênero. É um filme sério e que trata com muita sensibilidade e realidade uma fase tão importante e marcante quanto é essa.
Ghost World – aprendendo a viver é um daqueles filmes que resgata uma fase da nossa vida e nos faz refletir sobre coisas já vividas. Muito bom!

Nenhum comentário: