“Cidade abacial”... quem sabe logo, “cidade eminentíssima”....


Dom Abade Paulo Celso Demartini O. Cist., Abade eleito


Caríssimos amigos e irmãos em Cristo!
BENEDICITE!
Que semana abençoada!
Em menos de três dias dois de nossos monges rio-pardenses são chamados a servir a Deus e a sua Santa Igreja em ministérios de grande responsabilidade.
Em apenas três dias duas grandes notícias. Dois filhos desta terra de São José do Rio Pardo, ambos nascidos não longe do mosteiro, recebem missões na Igreja: Dom Orani foi eleito Arcebispo do Rio, futuro cardeal, e eu fui eleito como 3º Abade do Mosteiro!
Por isso que antecipadamente se pode dizer cidade “eminentíssima”, pois eminência é o pronome de tratamento para os cardeais. Esperamos que no próximo consistório Dom Orani seja nomeado cardeal, pois o Rio de Janeiro sempre foi sede cardinalícia. Um dos famosos cardeais cariocas foi o cardeal Sebastião Leme, natural de Espírito Santo do Pinhal, cidade que é de nossa Diocese de São João da Boa Vista.
Disse cidade abacial pois é minha terra natal, onde está a Abadia. Sempre vivi à sombra do mosteiro. Nasci num sítio, mas meus avós e tios moravam perto do mosteiro e acompanharam a vida dos cistercienses desde 1949. Algumas tias ainda residem perto do mosteiro e são até oblatas seculares, bem como minha mãe e minha irmã.
Quanta delicadeza de Deus! Não merecemos!
Devo tudo a Dom Orani. Foi ele quem me ajudou no processo de minha vocação monástica e me acompanhou em todas as etapas de minha vida de monge e sacerdote. Eu o escolhi como meu padrinho de Crisma, mas na época o Prior pediu que escolhesse um leigo. Assim, escolhi Dr. Heber Fontão, esposo da D. Lourdinha Fontão, que profetizou que o “menino” Orani seria Bispo e Papa.
Fui eleito dia 24 de fevereiro como 3° Abade do Mosteiro Cisterciense de São José do Rio Pardo. O Capítulo foi sereno, como sempre se fala que é “auditório do Espírito Santo”
Dou graças a Deus por fazer parte da Ordem Cisterciense. Neste meu ano Jubilar (completei 25 anos de Profissão Monástica em 26/01/2009) vejo o carinho de Deus Pai. Foram necessárias tantas podas, crises, exílios, mas tudo visto à luz da fé foi uma bênção.
Eu e todos os monges nos colocamos à disposição de todos, unidos pela oração.
A Bênção Abacial será dia 19 de março, Solenidade de São José, numa quinta-feira, mas é feriado em nossa cidade. Será às 10h00 da manhã. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom David e a homilia e a oração da Bênção será proferida pelo Abade Geral da Ordem Cisterciense Dom Mauro Esteva. Estarão presentes os meus dois Abades predecessores: Dom Edmilson (de quem fui prior por 10 anos) – atual Bispo de Barretos e Dom Orani (de quem fui vice-prior – nomeado Arcebispo do Rio pelo papa dia 27, dois dias depois de minha eleição.
Faço questão da presença de todos.
Meu lema abacial é “pius pater”, “pai amoroso, piedoso” tirado do Prólogo da Regra de São Bento, versículo 1.
A posse de Dom Orani no Rio será dia 19 de abril, às 15h00, na Catedral Metropolitana.
Aqui o nosso agradecimento a Deus pelo amor com que tem tratado nosso mosteiro nesta semana.

Nenhum comentário: