Emerson Nogueira


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Tudo bem, falar de Emerson Nogueira não trás muita novidade, afinal, o que um músico comum inova ao cantar músicas consagradas no passado? Certo? Errado. Emerson foi um dos primeiros a gravar sucessos em versões acústicas e simplesmente ficou ótimo.
Entre seus oito Cds, sendo quatro acústicos: versão I, II, III e IV mostram músicas como Hotel California, Tom Sawyer, Blowin’the Wind, Crazy, Money, Everybody wants to rule the world, Ordinary World, Changes, Shine on your crazy diamond, entre várias outras, e todas com arranjos muito originais.
Mas, o que mais encanta mesmo, são as gravações de hits dos Beatles. É um Cd delicioso, um som calmo e inovador (nesse quesito prestem atenção em Norwegian Wood) conseguindo ser muito além de meras versões. Cheio de improvisos (como, por exemplo, o início de With a little help from my friends – uma guitarra havaiana nos apresenta uma falsa impressão de um outro gênero musical antes de entrar em Beatles, ou a maravilhosa I’ve Just seen a face, ou ainda Nowhere man – enfim, são tantos os exemplos que poderia descrever o Cd todo.
O mineiro Emerson, para quem não sabe, é compositor, cantor e toca vários instrumentos, além de produzir seu próprio trabalho. Seus arranjos são inteligentes, passando a impressão de algo simples, mas com toques de refinamento, deixando seu trabalho deliciosamente incomparável.
Se falarmos de seu novo trabalho (versão acústica IV), percebemos a inovação com o uso e abuso da viola caipira de 10 cordas em quase todo o disco, trazendo o rock mais perto do folk.
Enfim, apreciem esse músico, pois, quantos são capazes de nos presentear com um repertório simples, confortável e de qualidade (essas palavras foram tiradas de sua página na web para defini-lo)?
Apreciem!

Nenhum comentário: