Professor Carlos Eugênio Alves
O mês e os dias ainda não foram definidos, mas sabe-se que a 4ª edição do Filosofia em Debate, este ano, será realizado em setembro ou outubro. A informação foi passada essa semana pelo professor Carlos Eugênio Alves – um dos organizadores do evento juntamente com Marli de Fátima Alves Silva e João Batista da Silva.
O professor disse estar otimista com a preparação do evento, que esse ano receberá apoio de novas empresas e também de uma universidade federal. “Isso indica que estamos no caminho certo”.
A Filosofia em Debate foi criada com objetivo certo: criar um espaço favorável para que as pessoas, sem amarras, possam pensar e refletir sobre o seu papel dentro de uma sociedade organizada – direitos e deveres - e ao mesmo tempo levar o indivíduo, a se tornar senhor de suas ações. Ela nasceu dentro de uma escola de ensino médio do estado, mas foi apresentada para toda sociedade, independente da idade.
A Primeira edição foi realizada no espaço cultural do Mercado Municipal. O professor explica ter sido um desafio. “Causou estranheza propor às pessoas mudança de mentalidade como forma de transformar teoria em prática de pensamento e também tomada de posição. Foi novidade e atingiu todos os segmentos da sociedade”. No segundo ano houve uma grande evolução, a Filosofia foi realizada na sede social do Rio Pardo Futebol Clube com participação maciça de estudantes e da população em geral. A terceira, em 2008, serviu para sacramentar o acontecimento colocando-o como parte dos eventos anuais do município. Comentando as dificuldades que tiveram nos primeiros anos, Eugênio disse que “a filosofia foi plantada em solo fértil e hoje podemos contar com os frutos, que são as pessoas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário