Artigo: Informação e formação do cidadão


ALOÍSIO CALSONI BOZZINI (PROFESSOR BIBO) 
acbozzini@hotmail.com

Aceitei a proposta de contribuir para o jornal Da Silva por entender que é o único jornal, em nosso município, que veicula notícias de forma imparcial para todas as classes sociais. O sucesso deste jornal é a qualidade dos artigos; a socialização (distribuição gratuita), a clareza de informações, o empenho de Miguel Paião, e a contribuição dos patrocinadores e do seu leitor crítico.
Colocar as informações à disposição da população possibilita a formação do cidadão consciente. Um direito tão valioso, que foi consagrado na própria Constituição Federal, dos direitos e garantias fundamentais: “é assegurado a todos o acesso à informação...”.
Sabemos que a informação pode ser usada como instrumento poderoso de manipulação social. Existem até mercados de informação no mundo globalizado.
Inúmeras organizações investem muito dinheiro para adquirir e gerir informação “estratégica”. Tais fatos trazem à luz o conceito de “veille stratégique” (vigília estratégica), um componente de informação, proposto por Humbert Lesca, pelo qual a empresa monitoriza diversos agentes, como a concorrência, clientes, fornecedores, sociedade, governo etc., em busca de ameaças ou oportunidades.
Quando analisamos a crise mundial, observamos que faltou justamente a “vigília estratégica” para a grande nação dos Estados Unidos.
Falta de informações é responsável por mortes e acidentes de trabalho; por agressões ambientais irreparáveis; pela alta incidência de gravidez na adolescência; pelo preconceito racial; problemas relacionados à saúde, à violência entre outros exemplos.
O jornal Da Silva contribui de forma imparcial para o ambiente de vigia estratégica. É por esta razão que estou me comprometendo a levar ao leitor informações gerais (política, meio ambiente, economia, saúde, emprego etc.) para a formação do cidadão crítico e participativo! Espero que aproveitem os próximos artigos! Todas as críticas e sugestões são bem-vindas.
Como já dizia Gabriel Pensador “Não se suja não; Indignação; Manifestação; Mais informação; Conscientização; Comunicação; Com toda razão; Participação; No voto e na pressão; Reivindicação; Reformulação; Água e sabão na nossa nação; Água e sabão, tá na nossa mão...” (música: Brasa).

Nenhum comentário: