Poliomielite: Campanha Nacional é transferida para setembro


Janaína Fogliarini da Silva e o médico da Vigilância Epidemiológica Hamilton Torres

Por recomendações do Ministério da Saúde, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite na Zona Urbana, que estava prevista para acontecer no próximo sábado, dia 22, foi transferida para o dia 19 de setembro.
A mudança foi feita para evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, os quais atendem os pacientes com suspeita de influenza A (H1N1). “Essa medida foi tomada para atender as cidades com elevado número de habitantes. No caso de São José, é bom evitar também que a epidemia chegue por aqui”, disse a responsável pela imunização na Vigilância Epidemiológica, Janaína Fogliarini da Silva.
Ela informou ainda que “as crianças que têm vacinas agendadas serão vacinadas normalmente. Somente a campanha foi transferida”.
A meta municipal é vacinar cerca de 3.115 crianças, entre zero e cinco anos.

Mudança sem prejuízo
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda, as crianças que precisam tomar a dose de rotina da vacina (aos dois, quatro e seis meses) devem procurar os Postos de Saúde na data indicada no cartão de vacinação. Segundo ela, a mudança na data da campanha não comprometerá a saúde das crianças, nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa, realizada em 20 de junho.
A previsão do Ministério da Saúde é que ocorra uma queda gradativa no número de casos da nova gripe, especialmente com o fim do inverno no país. Com a redução da demanda, a segunda etapa da vacinação infantil será realizada, sem qualquer prejuízo, no próximo mês. Essa etapa tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças (95% das crianças menores de 5 anos). A primeira etapa atingiu 95,7% do público alvo. A campanha envolverá cerca de 115 mil postos de vacinação no país.

Recomendações
A vacina contra a poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano nos Postos de Saúde e durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim é importante que os menores de cinco anos tomem anualmente as duas doses oferecidas na Campanha Nacional de Vacinação. O Ministério recomenda, de forma sistemática, que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes da vacinação.
Maiores informações na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3608-6067, com Janaína.

Roteiros de Vacinação (Zona Urbana)

Postos Horários
Centro de Saúde I ---------------------------------08 às 17 horas
PSF Vale do Redentor -----------------------------08 às 17 horas
PSF Cassucci ---------------------------------------08 às 17 horas
EMEI Ada Parisi ----------------------------------- 08 às 17 horas
EMEIF “Zélia Maria Zanetti” ----------------------08 às 17 horas
Posto Buenos Aires -------------------------------08 às 17 horas
Posto Domingos de Sylos -------------------------08 às 12 horas
Igreja de São Cristóvão ---------------------------13 às 17 horas
Centro Odontológico -------------------------------08 às 17 horas
Centro de Referencia Saúde da Mulher --------- 08 às 17 horas
PPA Saúde Mental -------------------------------- 08 às 17 horas
E.E. “Profª. Stella Couvert Ribeiro” ------------- 08 às 17 horas

Nenhum comentário: