Eu e o Futebol: O Diamante Negro e os tribunais


Emílio Antônio Duva

E foi naquela Quarta-feira de Cinzas de março de 1938 que a capital de São Paulo acordou assustada com uma chacina realizada no centro da metrópole, num restaurante de chineses. Um casal e dois funcionários do estabelecimento estavam sob poças de sangue. Uma das primeiras chacinas que chocou e intrigou a polícia no seu mister de averiguação e resultados.
Apregoa a história que uma criança que estava no local dizia: “peto, peto...” o que levou a investigação da época a concluir que o criminoso seria uma pessoa de cor negra ou afroamericano, como se dizia na época.
Enquanto isso, o Brasil preparava-se para mais uma Copa do Mundo de Futebol. O jornal e o rádio freneticamente propagavam os ídolos que defenderiam nossa equipe de selecionados no Uruguai. Enquanto isso, a polícia paulista prende Arias de Oliveira, um jovem forte e negro, da cidade de Franca, que residia em São Paulo, como principal suspeito de tal barbaridade. Ele tinha trabalhado dias antes no restaurante, teria sido demitido, porém vinha pleiteando nova admissão.
Diante do caso, a frente negra da paulicéia desvairada contrata o advogado Dr. Paulo Lauro (1907-1983) um jovem da cidade de Descalvado que brilhantemente absolve Arias de Oliveira em dois julgamentos. O primeiro no dia 31 de março de 1939, baseado em provas nada convincentes. Alegou que seu cliente tinha confessando o crime, que não cometera, sob forte pressão, pauladas, estrangulamentos e tortura. A segunda vitória ocorreu no dia 3 de junho de 1940 sob o auge e a indignação do egrégio jurado.
Devido ao sucesso, Lauro acabou sendo nomeado prefeito de São Paulo por um ano (28/08/47 – 25/08/48) pelo então governador Adhemar de Barros. Foi por tanto o primeiro prefeito negro da capital paulista, viu Celso Pitta?
Mas, onde entra o futebol nesta história? Respondo caríssimos e fiéis leitores. O tenaz causídico (advogado) conseguiu êxito perante aquele emotivo corpo de júri alegando que o acusado tinha uma semelhança irmã, de cor, altura, sorriso, face, fala e principalmente o gingado no andar a lá Leônidas da Silva, o nosso Pelé da época, o nosso Diamante Negro, o inventor do gol de bicicleta.
Naturalmente ninguém gostaria de condenar o ídolo da época. Pasmem senhores.
Coisas da vida, dos tribunais e... do futebol.

Um comentário:

Timão raivoso! disse...

Grande Milinho Duva. Ainda vou ver você ser Prefeito de São José. Sobre a Copa de 38, disputada na França, o Brasil caiu nas semi-finais diante da Itália com gol marcado de penâlti inexistente. Ficamos com o terceiro lugar. Leônidas foi o artilheiro da competição: Seus apelidos: Homem borracha, diamante negro, foi o nosso maior craque da era do Rádio. Jogou contra a Polônia descalço, no famoso jogo desempate, que levou o Brasil às semi-finais, contra a Azzura fascista do Duce Mussolini...