RAFAEL CASTRO KOCIAN
rafaelcocian@gmail.com
Confirmada a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, por mais absurdo que seja devido aos gastos e investimentos que privilegiarão uma pequena elite, uma vez que o preço médio dos ingressos na Alemanha 2006 foi de U$170,00 e para a África do Sul em 2010 será de U$190,00. Com o câmbio atual teremos um valor de aproximadamente R$427,50, um preço nada acessível a realidade brasileira.
Mas como a Copa se tornou inevitável, nos resta fiscalizar tudo o que acontece nos preparativos e quem sabe aproveitar esse momento para acabar captando recursos para o nosso país.
É sabido que um grande número de turistas vêm para um evento como esse, a Alemanha recebeu cerca de 925 mil turistas novos, fora os que vêm depois de ver como o país é na televisão, afinal cerca de 28 bilhões de pessoas no total, sendo 1,1 bilhão de pessoas na final em 217 países. Enfim, sabemos que a Copa move muita gente, e muito vêm ao Brasil, por que não aproveitarmos isso. Agora falo de nossa cidade, da nossa realidade. A CBF chegou a um consenso, ainda não divulgado oficialmente, de que São Paulo receberá a partida de abertura e o Rio de Janeiro o encerramento. Estamos próximos a São Paulo e por que não recebermos uma seleção na pré-temporada?
Basta ter um bom campo e um bom alojamento para os atletas, afinal todas as seleções participantes treinam aproximadamente um mês antes do evento em alguma cidade. Quando a Copa é na Europa nem todas seleções ficam no país sede, devido a proximidade entre os países, mas considerando o Brasil um país de dimensões continentais de clima bem diferente dos participantes europeus e asiáticos, sem dúvida praticamente todas seleções treinaram aqui.
Aí serão 32 cidades candidatas a receber as seleções, que provavelmente vão querer fugir das capitais badaladas e tumultuadas. Imagine quanto de lucro não traz uma seleção italiana, espanhola, alemã e até a americana em uma pré-temporada. Além dos turistas (estrangeiros e nacionais) que virão assistir os treinos, há toda a imprensa, a segurança da delegação, a comissão técnica, enfim, dá pra aproveitar e divulgar nossa cidade para o mundo todo.
Em 2006 Weggis na Suíça, ficou famosa ao receber a seleção brasileira. Cerca de 800 jornalistas de 50 países do mundo ficaram com as belezas de uma cidade de 3886 habitantes. Creio que somos maiores em tamanho e infra-estrutura. Estima-se que Weggis lucrou de 30 a 50 milhões de francos suíços, o que equivale a cerca 58 milhões ou 96 milhões de reais. Lembre-se estou falando de uma cidade.
Agora, será que estamos preparados ou sequer sabemos disso? Será que nossos governantes sabem disso? Já fizeram contatos com o comitê organizador? Ou isso será deixado para as vésperas da Copa? Aí a bola já passou e é gol do adversário, pra não dizer gol contra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário