Servidor público rio-pardense mostra sua força política


ALOÍSIO CALSONI BOZZINIProfessor Bibo


Os servidores públicos municipais, além de mostrarem suas habilidades nos serviços prestados à população, mostraram nesta última terça feira, 10 de fevereiro na Câmara Municipal, que têm força política.
O assunto em pauta era se haveria ou não aumento dos salários dos secretários municipais, que passaria de 3 mil reais (aproximadamente) para 6 mil.
Sabendo dos efeitos deste aumento na folha de pagamento; dos comprometimentos futuros nos possíveis ajustes em seus salários; e acima de tudo preocupados com o município; os servidores públicos agiram com legitimidade no exercício de sua cidadania. Participaram ativamente da discussão, criticaram, falaram de suas remunerações e da diferença salarial entre os funcionários. Acompanharam a decisão final e conseguiram, assim, dar um destino mais justo e seguro para o futuro de nosso município, pensando mais na coletividade do que em seus problemas particulares.
A presença e os argumentos dos funcionários motivaram os vereadores a votarem contra o aumento dos secretários, embora alguns tenham votado favoravelmente. Esta foi sem dúvida uma vitória da democracia. Uma vitória da comunidade, que participou diretamente da gestão dos assuntos públicos.
O exercício da cidadania não pode ficar apenas nas obrigações, como votar ou pagar impostos. Nosso exercício de cidadania está no gerenciamento de um governo (seja ele municipal, estadual ou federal).
Conhecer o funcionamento dos órgãos públicos, cobrar promessas de campanha, acompanhar os gastos públicos, participar das sessões da câmara entre outros é exercitar com plenitude a cidadania.
Assim como os servidores, acredito que outros segmentos de nossa sociedade deveriam estar atentos e procurar através do conhecimento, do diálogo e da participação direta interferir positivamente no desenvolvimento de nosso município, afinal de contas, todos nós desejamos o desenvolvimento de nosso município e uma qualidade de vida cada vez melhor.
Parabéns aos servidores, esperamos encontrá-los mais vezes participando das decisões.

Nenhum comentário: