As exigências do mercado profissional impõem necessidades de se possuir um diploma de ensino superior, mas muitas pessoas têm dificuldades na hora de realizar uma faculdade. Na maioria das vezes o curso desejado só existe em outra cidade ou mesmo a falta de tempo, combinada com os problemas pessoais são alguns dos obstáculos para os estudos. Muitos brasileiros estão encontrando a solução no Ensino a Distância (EaD), para realizar o sonho de concluir o ensino superior.
A educação a distância tem mostrado grande importância para atender um número incalculável de alunos que estão atrás de conhecimento. No entanto, essa modalidade de ensino não é uma novidade. Com origem recente no século XVIII, a fórmula do EaD era através de correspondências e foi uma experiência que deu certo. A tecnologia sim é uma novidade. Hoje, com a internet, videoconferência e informação via satélites, é possível assistir aulas em tempo real, criando tele-salas, de forma com que haja uma interação, mesmo que não presencial, entre aluno e universidade. Com esse suporte, o EaD está tomando um caminho de democratização da educação, fundamental para um país como o Brasil que, segundo o último levantamento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), apenas 15% da população tem acesso ao ensino superior, empata com a África do Sul e perde para a Argentina cujo índice aponta para 48% da população. Atualmente, a média nacional é de mais de um milhão de alunos matriculados em ensino à distância, em várias instituições e regiões do país.
A Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e a Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec Internacional) - instituições do Grupo Educacional Uninter – são pioneiras nessa modalidade de ensino. Todos os cursos oferecidos pela instituição são autorizados pelo MEC e ministrados com aulas ao vivo, transmitidas via satélite, uma vez por semana, no endereço da tele-sala de um centro associado, em várias regiões do país. Estes “Centros Associados” são parceiros da Instituição localizados em mais de 1200 pólos credenciados em todo o Brasil. As aulas acontecem em estúdio, em tempo real e o professor tem prerrogativa de responder as principais dúvidas, ao vivo. A presença na tele-sala para assistir as aulas é obrigatória. Os cursos possuem atividades supervisionadas com o acompanhamento de uma tutoria local e as provas são presenciais. O perfil do aluno, de acordo com pesquisa da própria faculdade, aponta que 80% deles têm mais de 25 anos, 56% são do sexo masculino e casados, 70% têm residência própria e 93% estão trabalhando. A pesquisa diz ainda que o índice do motivo pela escolha do ensino à distância, da qual mostra que 31% optou a favor do EaD é pela duração reduzida do curso. A qualidade também é um fator que estimula esses estudantes. Dos entrevistados, 97% consideram que o curso propicia de bom, a excelente formação.
A educação a distância tem mostrado grande importância para atender um número incalculável de alunos que estão atrás de conhecimento. No entanto, essa modalidade de ensino não é uma novidade. Com origem recente no século XVIII, a fórmula do EaD era através de correspondências e foi uma experiência que deu certo. A tecnologia sim é uma novidade. Hoje, com a internet, videoconferência e informação via satélites, é possível assistir aulas em tempo real, criando tele-salas, de forma com que haja uma interação, mesmo que não presencial, entre aluno e universidade. Com esse suporte, o EaD está tomando um caminho de democratização da educação, fundamental para um país como o Brasil que, segundo o último levantamento da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), apenas 15% da população tem acesso ao ensino superior, empata com a África do Sul e perde para a Argentina cujo índice aponta para 48% da população. Atualmente, a média nacional é de mais de um milhão de alunos matriculados em ensino à distância, em várias instituições e regiões do país.
A Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e a Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec Internacional) - instituições do Grupo Educacional Uninter – são pioneiras nessa modalidade de ensino. Todos os cursos oferecidos pela instituição são autorizados pelo MEC e ministrados com aulas ao vivo, transmitidas via satélite, uma vez por semana, no endereço da tele-sala de um centro associado, em várias regiões do país. Estes “Centros Associados” são parceiros da Instituição localizados em mais de 1200 pólos credenciados em todo o Brasil. As aulas acontecem em estúdio, em tempo real e o professor tem prerrogativa de responder as principais dúvidas, ao vivo. A presença na tele-sala para assistir as aulas é obrigatória. Os cursos possuem atividades supervisionadas com o acompanhamento de uma tutoria local e as provas são presenciais. O perfil do aluno, de acordo com pesquisa da própria faculdade, aponta que 80% deles têm mais de 25 anos, 56% são do sexo masculino e casados, 70% têm residência própria e 93% estão trabalhando. A pesquisa diz ainda que o índice do motivo pela escolha do ensino à distância, da qual mostra que 31% optou a favor do EaD é pela duração reduzida do curso. A qualidade também é um fator que estimula esses estudantes. Dos entrevistados, 97% consideram que o curso propicia de bom, a excelente formação.
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